Compartilhe este texto

Municípios do Amazonas poderão receber atendimento médico em Rondônia

Por Portal Do Holanda

25/09/2018 18h26 — em
Amazonas


Foto: Reprodução

Manaus/AM - O secretário estadual de Saúde, Orestes Guimarães de Melo Filho, assinou nesta terça-feira (25), em Porto Velho (RO), um acordo de cooperação mútua entre Amazonas e Rondônia, na área de assistência à saúde. A parceria vai beneficiar a população dos municípios amazonenses de Humaitá, Manicoré, Lábrea e Apuí, na fronteira com Rondônia, que poderão, agora, utilizar os serviços de média e alta complexidade em Porto Velho, sem se deslocar para Manaus, geograficamente mais distante. Em contrapartida, o Amazonas oferecerá aos rondonienses serviços que não são ofertados na rede de saúde daquele estado. 

Fortalecimento - O secretário de Saúde de Rondônia, Luís Eduardo Maiorquim, parabenizou o Amazonas pela iniciativa e disse que o termo de cooperação fortalece o sistema público de saúde nos dois estados. "Esse é um acordo importante. Vai melhorar o atendimento do SUS tanto para o Amazonas quanto para Rondônia. Vai otimizar o acesso dos municípios de fronteira à rede pública de Rondônia, como também a colaboração do Amazonas nos casos de maior complexidade que, efetivamente, não realizamos aqui”, disse Maiorquim. 

O acordo prevê a oferta de serviços de saúde, conforme as necessidades dos municípios. No caso de Humaitá, Manicoré, Lábrea e Apuí, as demandas serão por serviços de atenção especializada e hospitalar, com o sistema de saúde de Porto Velho funcionando como retaguarda de apoio e diagnóstico aos pacientes desses municípios.

Como funciona – A parceria prevê a compensação mútua dos serviços ofertados de média e alta complexidade, entre a Susam e a Secretaria de Saúde de Rondônia (Sesau). Pelo acordo, ficarão definidas metas, por meio de uma tabela que define a quantidade de serviços que cada rede vai disponibilizar. O plano que definirá essas metas está sendo elaborado, assim como está sendo formada a comissão que vai acompanhar a execução das ações.


Siga-nos no
O Portal do Holanda foi fundado em 14 de novembro de 2005. Primeiramente com uma coluna, que levou o nome de seu fundador, o jornalista Raimundo de Holanda. Depois passou para Blog do Holanda e por último Portal do Holanda. Foi um dos primeiros sítios de internet no Estado do Amazonas. É auditado pelo IVC e ComScore.

ASSUNTOS: Amazonas

+ Amazonas