Compartilhe este texto

Retomada das aulas no Amazonas é medida de alto risco


Por Raimundo de Holanda

29/07/2020 21h17 — em
Bastidores da Política



Ainda que de forma gradativa e “com protocolos de segurança”,  a retomada das atividades escolares no Amazonas é uma decisão política,  sem base em estudo técnico-científico, com pareceres de infectologistas ou epidemiologistas que dêem respaldo a essa medida. Se atende a interesses de alguns pais - cansados de ver os filhos em casa;  de fornecedores, que precisam justificar um faturamento visonha mesmo no período da pandemia; ou de parcerias não republicanas, ofende  aos mais básicos protocolos de segurança sanitária - entre eles, o de se  preservar a saúde das crianças e de seus familiares que ficarão expostos a  Covid-19.

Estranhamente, a Fundação     de  Vigilância Sanitária (FVS) foi citada nesta quarta-feira pelo governador Wilson Lima, quando afirmou que a decisão de retomar as aulas foi discutida com a fundação.

Isso em um momento em que a curva de casos de Covid vem crescendo, embora a mortandade tenha sido reduzida, o que não afasta o risco  de uma segunda onda, com todas as consequências previsíveis.

UM ABSURDO

O presidente do Tribunal de Contas do Estado do Amazonas, conselheiro Mário Melo, disse à Coluna que a decisão de retomada das aulas neste momento é absurda, que no mínimo deveria ser amparada em parecer de epidemiologistas e sanitaristas. E alertou para os riscos da medida.

NÚMEROS DA COVID NO ESTADO

Até esta quarta-feira o total  de casos de Covid 19 no Amazonas beirava os 100 mil e o número de mortos, desde o inicio da pandemia, era de  3.246, sendo 2001 em Manaus e 1.245 no interior do Estado. 

 

Siga-nos no

ASSUNTOS: FVS, governo do amazonas, pandemia, Seduc, volta às aulas, wilsoj lima

Raimundo de Holanda é jornalista de Manaus. Passou pelo "O Jornal", "Jornal do Commercio", "A Notícia", "O Estado do Amazonas" e outros veículos de comunicação do Amazonas. Foi correspondente substituto do "Jornal do Brasil" em meados dos anos 80. Tem formação superior em Gestão Pública. Atualmente escreve a coluna Bastidores no Portal que leva seu nome.