Compartilhe este texto

A ideia tola de cassar o título de cidadão do Amazonas concedido a Lula


Por Raimundo de Holanda

16/02/2020 22h29 — em
Bastidores da Política


  • O título é mais que um símbolo. É o reconhecimento ao trabalho realizado pelo Estado, o que não foi pouco no governo Lula. É concedido em razão de causa pretérita, sem conexão com questões que o parlamentar tenta evocar agora

O deputado Péricles Nascimento (PSL) anunciou que vai trabalhar para revogar o título de cidadão do Amazonas concedido a Lula. A ideia é compartilhada por outros parlamentares de extrema direita. E não é boa.

A concessão de um titulo ocorre em razão de feitos que credenciam algumas personalidades a receberem a comenda. É mais que um símbolo. É um reconhecimento ao trabalho realizado pelo Estado, o que não foi pouco no governo Lula.

A comenda é um valor dado a coisa pretérita e sem nexo com questões judiciais  futuras ou causas que não se interliguem as razões da concessão. Então, a ideia, além de ruim, é tola. Mas serve para revelar que os deputados amazonenses concedem títulos que mais tarde podem, ao sabor de interesses políticos e pessoais, revogar.  Quem vai querer receber título de cidadão do Amazonas, a partir de agora ?

SUCESSÃO MUNICIPAL

Algumas pré-campanhas já estão nas ruas. Mas o sentimento do povo ainda não despertou para a disputa que está marcada para outubro deste ano.

A causa da ‘água morna’ em ano eleitoral pode estar na decepção que resultou da aposta na ‘mudança’ para o governo em 2018. O novo virou 2019 sem conseguir se ‘inserir’ na gestão.

LISTA DE 12

Numa lista de 12 nomes, entre antigos e novos políticos, dois nomes se sobressaem: Um porque é o nome mais conhecido no Amazonas e o outro porque não desmontou o palanque desde 2017, quando assumiu o governo interino no lugar de José Melo.

O SEGREDO DE ARTHUR

Sem se envolver no clima que começa a se agitar em torno da sua sucessão, o prefeito Arthur Neto faz segredo do nome que será ‘ungido’ para defender sua herança política na disputa eleitoral deste ano.

Siga-nos no

ASSUNTOS: Aleam, Amazonas, Bolsonaro, extrema direita, lula, Manaus, Raimundo-de-Holanda-Farias

Raimundo de Holanda é jornalista de Manaus. Passou pelo "O Jornal", "Jornal do Commercio", "A Notícia", "O Estado do Amazonas" e outros veículos de comunicação do Amazonas. Foi correspondente substituto do "Jornal do Brasil" em meados dos anos 80. Tem formação superior em Gestão Pública. Atualmente escreve a coluna Bastidores no Portal que leva seu nome.