Compartilhe este texto

CPI penetra nos porões da Susam e pode gerar apagão no governo do Amazonas


Por Raimundo de Holanda

17/07/2020 22h28 — em
Bastidores da Política



A CPI da Saúde entrou nos porões da Susam  e encontrou o caminho que deve levar ao duto por onde circula o dinheiro de contratos sem cobertura, que alimenta o caixa de empresas de fachada ( ou não) e compromete  agentes públicos agora investigados. “Estamos unindo as pontas de fios soltos”, diz  um dos parlamentares que compõem a comissão.

Em um ambiente contaminado pela forte presença de roedores, os fios descapelados podem gerar um grande apagão no governo do Amazonas, e pedido  de afastamento do governador Wilson Lima junto ao Superior Tribunal de Justiça, caso seja comprovado seu envolvimento nas irregularidades.

A CPI, que deixou de ser o foco da imprensa e de preocupações  de governistas depois de instalada a Comissão do Impeachment contra o governador, composta em sua maioria por deputados citados em lista que supostamente os relacionam a negociatas -  avança ameaçadoramente sobre um governo aparentemente leniente com  as irregularidades  encontradas. “É um lodaçal”, diz outro parlamentar.

O cerco  se fecha num ritmo acelerado, enquanto de outro lado a Polícia Federal extrai  dados de celulares apreendido durante operação Apneia, de busca e apreensão,  realizada   em 10 de junho pelo Ministério Público Estadual e que acabaram sendo entregues à PF por determinação do Ministro Francisco Falcão.

Nova Operação da Policia Federal,  CGU e MPF foi realizada em 30 de junho, inclusive na  casa do governador Wilson Lima, que teve os bens bloqueados.

A soma das duas investigações - MPF, CGU e PF com a da CPI da Saúde formam uma bomba relógio com data marcada para explodir.

 

Siga-nos no

ASSUNTOS: Amazonas, CGU, comissão do impeachment, cpi da saúde, MPF, PF, wilson lima

Raimundo de Holanda é jornalista de Manaus. Passou pelo "O Jornal", "Jornal do Commercio", "A Notícia", "O Estado do Amazonas" e outros veículos de comunicação do Amazonas. Foi correspondente substituto do "Jornal do Brasil" em meados dos anos 80. Tem formação superior em Gestão Pública. Atualmente escreve a coluna Bastidores no Portal que leva seu nome.