Compartilhe este texto

Alerta no Amazonas. Barragens da Taboca com risco de rompimento


Por Raimundo de Holanda

31/12/2019 20h12 — em
Bastidores da Política



Movimentação incomum nas instalações do Pitinga, inclusive de técnicos e especialistas em segurança de barragens; deixou moradores de Presidente Figueiredo em  alerta, temendo um eventual desastre.

 

Os riscos de grau baixo e médio de rupturas, identificados em fevereiro deste ano pela CNM nas barragens da Mineração Taboca, na mina do Pitinga, em Presidente Figueiredo, parece ter aumentando para grave neste fim de ano.

Desde a semana passada vazaram informações no município vizinho de que há um alerta de perigo numa barragem de mineração, que poderia resultar num grande desastre ambiental.

Há indicações de movimentação incomum nas instalações do Pitinga, inclusive de técnicos e especialistas em segurança de barragens; e também de que se refere a uma barragem de rejeitos.

As 10 barragens da Taboca, em Figueiredo, foram classificadas como de ‘alto risco’ por um levantamento do DNPM (2014), indicando perigo de rompimento como o de Mariana (MG).

Desde então existem controvérsias entre relatórios dos órgãos técnicos de fiscalização. Em 2015 um vazamento na hidrelétrica do Pitinga que abastece e mineradora foi consertado.

Mas as 10 barragens de mineração, algumas desativadas, permanecem apenas monitoradas. Um rompimento não afetaria locais habitados, mas afetaria o meio ambiente até a usina de Balbina.

Siga-nos no

ASSUNTOS: amazonas Mariana-MG, figueiredo, mineração taboca, Pitinga, rompimento de barragem

Raimundo de Holanda é jornalista de Manaus. Passou pelo "O Jornal", "Jornal do Commercio", "A Notícia", "O Estado do Amazonas" e outros veículos de comunicação do Amazonas. Foi correspondente substituto do "Jornal do Brasil" em meados dos anos 80. Tem formação superior em Gestão Pública. Atualmente escreve a coluna Bastidores no Portal que leva seu nome.