Compartilhe este texto

Macaxeira é ótimo alimento para grávidas e protege coração; saiba mais

Por Portal Do Holanda

08/07/2019 15h34 — em
Cura pela Natureza


Foto: Pixarbay

A macaxeira, também conhecida como mandioca e aipim, possui vários nutrientes essenciais para a nossa saúde. A raiz pode ser consumida cozida, frita, assada, como massa de salgados, purê, escondidinho, bolos, enfim é um alimento muito versátil. O site Mundo da Boa Forma listou alguns benefícios.

Rica em potássio

O potássio conduz eletricidade pelo nosso corpo e age como um regulador dos estímulos elétricos do coração. Além disso, o potássio também auxilia na transformação dos carboidratos em glicose, na reconstrução dos músculos e na síntese de proteínas. Em uma porção de um copo de mandioca são encontrados 558 miligramas de potássio, quase doze por cento do total recomendado a ser ingerido diariamente por um adulto e quase onze por cento do total necessário para manter o equilíbrio de fluidos e eletrólitos nas mulheres grávidas e em fase de amamentação.

Rica em fibras

Fibras reduzem o volume de calorias consumidas porque nos fazem sentir saciados mais rapidamente. Elas também regulam os movimentos intestinais e do aparelho excretor – o falta do consumo de fibras pode levar a constipação intestinal. Estudos mostram que a maioria dos adultos não consome a quantidade de fibras necessária.

Fonte de vitamina C

A vitamina C é um antioxidante natural que protege o organismo contra os radicais livres, responsáveis pela aceleração do envelhecimento, contra o aumento de doenças do coração e incidência de câncer. Além do mais, a vitamina C também auxilia na produção de colágeno, essencial para a saúde da pele, dos tendões e dos vasos sanguíneos. A vitamina C também tem importante papel em determinados benefícios da mandioca.

Rica em folato

O folato pertence à família das vitaminas B e, entre as suas funções, estão o suporte ao sistema imunológico e às funções cerebrais, a quebra dos carboidratos no organismo, o auxilio no controle do estresse e ajuda na manutenção da saúde da pele, dos cabelos e dos pulmões. Ele também trabalha combinado com a vitamina B12 na produção de glóbulos vermelhos e tem uma ação importante em indivíduos adolescentes ou mulheres gravidas que enfrentam períodos de crescimento rápido.

Atua na construção de massa óssea e novos tecidos

As folhas jovens de mandioca são uma boa fonte de proteínas e vitamina K. Esta vitamina tem um papel importante no processo de recomposição de massa óssea no nosso corpo. A vitamina C também é um componente chave na produção de colágeno, o que impulsiona a renovação celular e a saúde dos tecidos ósseo, sanguíneo, e muscular.

Benéfica para o coração

Ser saudável para o coração é um dos grandes benefícios da mandioca. A mandioca é uma das principais fontes de minerais importantes para a saúde do coração como o zinco, o magnésio, o cobre, o ferro, o manganês e o potássio. Cada 100 gramas de mandioca contém 271 miligramas de potássio. O potássio é um componente importante na regulação dos fluidos das células do organismo como um todo, ele ajuda a aliviar a tensão nos vasos sanguíneos e artérias o que diminui as chances de estresse sobre o coração evitando a aterosclerose, derrames e ataques cardíacos. Ela também é rica em fibras que ajudam a equilibrar os níveis de ácidos graxos, reduzir os níveis de colesterol e promover um sistema cardiovascular saudável.

Ajuda a perder peso

A mandioca possui açúcares simples que, ao serem ingeridos, ajudam a regular os níveis de glicose do nosso corpo. O nível de glicose alterado faz com que sintamos mais fome que o necessário. Consumir mandioca pode evitar este efeito e ajudar nos seus esforços para perder peso.

Saudável para as grávidas

A mandioca possui ácido fólico, responsável pela redução da chance de defeitos do tubo neural durante a formação dos bebês. A ingestão de ácido fólico é amplamente recomenda para as grávidas e alimentar-se de mandioca é uma ótima maneira de consumi-lo naturamente.

 


Siga-nos no
O Portal do Holanda foi fundado em 14 de novembro de 2005. Primeiramente com uma coluna, que levou o nome de seu fundador, o jornalista Raimundo de Holanda. Depois passou para Blog do Holanda e por último Portal do Holanda. Foi um dos primeiros sítios de internet no Estado do Amazonas. É auditado pelo IVC e ComScore.

ASSUNTOS: aipim, beneficios, cura na natureza, macaxeira, mandioca, Cura pela Natureza

+ Cura pela Natureza