Compartilhe este texto

Bill Cosby é condenado por agressões sexuais e deve ficar de 3 a 10 anos preso

Por Portal Do Holanda

25/09/2018 15h42 — em
Famosos & TV


Foto: Reprodução Youtube

O comediante norte-americano Bill Cosby, de 81 anos, foi condenado a uma pena de três a dez anos por agressões sexuais. O artista deverá cumprir sua sentença numa prisão estadual. O anúncio foi feito pelo Juiz Steven O'Neill nesta terça-feira, dia 25, no Tribunal do Condado de Montgomery, em Norristown, no estado da Pensilvânia. Esta é a primeira grande condenação da era #MeToo.

Os promotores pediram uma sentença de cinco a dez anos de prisão. O advogado de defesa do artista entrou com um pedido de prisão domiciliar alegando a idade avançada de Cosby e o fato de ele estar quase cego.

RELEMBRE O CASO

Cosby foi acusado por 60 mulheres de ter cometido diferentes formas de abuso sexual, incluindo estupro. Em abril deste ano, o comediante foi condenado por drogar e abusar sexualmente da ex-jogadora de basquete Andrea Constand, em 2004, na mansão do ator, nos arredores da Filadélfia, no estado americano da Pensilvânia. O júri de Norristown considerou Cosby culpado por três acusações de abuso sexual: penetração com falta de consentimento, penetração da vítima enquanto ela estava inconsciente e penetração após administrar um intoxicante — cada condenação pode resultar em até dez anos de prisão.

No momento em que os Estados Unidos estão finalmente considerando a realidade de uma cultura de abuso sexual predatória que parte de homens poderosos, o juiz O’Neill esteve diante de uma sala de audiência repleta de dezenas de mulheres que afirmam que Cosby as drogou e agrediu.

PUBLICIDADE

“Minha ferida foi bastante curada pelo veredicto de culpado ocorrido na primavera”, disse Lili Bernard, uma atriz que diz que Cosby a drogou e a estuprou no início dos anos 1990. “Mas vê-lo algemado seria ‘Uau’! Nós, as vítimas, merecemos isso”.

Uma análise realizada pelo "New York Times" sobre os dados dos tribunais da Pensilvânia nos últimos cinco anos concluiu que os infratores condenados por crimes semelhantes aos de Cosby frequentemente não recebem a pena máxima, mas recebem sentenças de dois a cinco anos.

ATOR NEGA ABUSOS

Cosby, que nega ter abusado sexualmente de qualquer uma das mulheres, estava livre, por uma fiança de US$ 1 milhão, embora esteja confinado em sua casa, na periferia de Filadélfia, e tinha que usar um dispositivo de monitoramento por GPS. Após a condenação de Cosby, os promotores solicitaram imediatamente que sua fiança fosse revogada, mas o juiz O’Neill disse que não considerava risco de fuga no caso de Cosby, um dos critérios ponderados em tal decisão.

Os promotores pediram que um número indeterminado de mulheres que acusam Cosby de agredi-las sexualmente fosse autorizado a testemunhar na audiência de condenação, uma medida que um dos advogados de Cosby, Joseph P. Greene Jr., tentou bloquear.

Brian Jacobs, um ex-promotor federal que estuda o caso, disse que, mesmo que nenhuma das outras mulheres pudesse falar, o número de acusadoras que dizem que Cosby as atacou era um fator importante para o julgamento de O’Neill.

Um dos propósitos da condenação, em um caso tão importante como esse, pode ser o de enviar uma mensagem à sociedade, a fim de dissuadir outros a fazerem o mesmo que Cosby.

“O juiz terá que estar consciente do fato de que esta é uma das primeiras sentenças da era #MeToo”, disse Jacobs.

Siga-nos no
O Portal do Holanda foi fundado em 14 de novembro de 2005. Primeiramente com uma coluna, que levou o nome de seu fundador, o jornalista Raimundo de Holanda. Depois passou para Blog do Holanda e por último Portal do Holanda. Foi um dos primeiros sítios de internet no Estado do Amazonas. É auditado pelo IVC e ComScore.

ASSUNTOS: abuso sexual, ator, Bill Cosby, Famosos & TV

+ Famosos & TV