Compartilhe este texto

Audiência final de Bill Cosby, acusado de abuso por 60 mulheres, começa nesta segunda-feira

Por Portal Do Holanda

24/09/2018 9h03 — em
Famosos & TV


Foto: Divulgação

Acusado por 60 mulheres de ter cometido diferentes formas de abuso sexual, incluindo estupro, o comediante americano Bill Cosby irá ao tribunal do condado de Montgomery, em Norristown, Pensilvânia, nesta segunda-feira, para ser julgado e descobrir se a prisão será a etapa final da sua derrocada pessoal.

Em abril deste ano, Cosby foi condenado por drogar e abusar sexualmente da ex-jogadora de basquete Andrea Constand, em 2004, na mansão do ator, nos arredores da Filadélfia, no estado americano da Pensilvânia. O júri de Norristown considerou Cosby culpado por três acusações de abuso sexual: penetração com falta de consentimento, penetração da vítima enquanto ela estava inconsciente e penetração após administrar um intoxicante — cada condenação pode resultar em até dez anos de prisão.

Mas o juiz que irá tomar essa decisão, Steven T. O’Neill, terá de enfrentar as suas próprias pressões pessoais, grandes expectativas, além de complicados desafios legais. O principal deles: o que fazer com um criminoso sexual de 81 anos que poderia se tornar um dos americanos mais famosos a entrar em uma cela?

No momento em que os Estados Unidos está finalmente considerando a realidade de uma cultura de abuso sexual predatória que parte de homens poderosos, o juiz O’Neill estará diante de uma sala de audiência repleta de dezenas de mulheres que afirmam que Cosby drogou e agrediu. Um grande número dessas mulheres espera uma sentença com uma longa pena de prisão, numa decisão que colocará um ponto de exclamação na primeira grande condenação da era #MeToo.

“Minha ferida foi bastante curada pelo veredicto de culpado ocorrido na primavera”, disse Lili Bernard, uma atriz que diz que Cosby a drogou e a estuprou no início dos anos 1990. “Mas vê-lo algemado seria ‘Uau’! Nós, as vítimas, merecemos isso”.

Os promotores disseram que vão pressionar pelo prazo máximo de 30 anos de prisão: 10 anos em cada uma das três acusações de agressão indecente agravada. Mas os advogados de Cosby certamente lutarão contra isso, descrevendo-o como um homem frágil e idoso, sem visão, incapaz de agredir outra mulher ou de sobreviver a uma longa sentença.

Uma análise realizada pelo New York Times sobre os dados dos tribunais da Pensilvânia nos últimos cinco anos concluiu que os infratores condenados por crimes semelhantes aos de Cosby frequentemente não recebem a pena máxima, mas recebem sentenças de dois a cinco anos.

Cada caso, claro, é diferente, e há poucos como o de Cosby, também no que se refere ao modo como a sua equipe dirigiu críticas ao homem que em breve estará decidindo seu destino. A esposa de Cosby, Camille Cosby, já exigiu que o juiz O’Neill renunciasse, acusando-o de ser tendencioso e aliado dos promotores, ou até de não ter isenção e de ser influenciado por sua mulher, que é uma terapeuta que trabalha com vítimas de violência sexual. Os advogados do Sr. Cosby apresentaram várias moções sugerindo que planejam contestar as decisões do juiz e sua integridade pessoal na apelação.

O porta-voz de Cosby, Andrew Wyatt, confirmou que Cosby recorrerá da sua condenação, mas se recusou a especificar em que bases.

“Há tantos erros”, disse ele.

Wyatt diz que Cosby pediria para permanecer sob liberdade sob fiança, após a condenação, enquanto ele persegue sua apelação, em um processo que pode levar anos. Se o juiz O’Neill permitisse isso, ele certamente enfrentaria críticas de muitas acusadoras que tentam chegar à conclusão do caso.

“Todas nós nos sentiremos muito decepcionadas com isso”, disse Victoria Valentino, ex-modelo da Playboy que diz que Cosby a drogou e a estuprou em Los Angeles, em 1969.

Cosby, que nega ter abusado sexualmente de qualquer uma das mulheres, está atualmente livre, por uma fiança de US$ 1 milhão, embora esteja confinado em sua casa, na periferia de Filadélfia, e tenha que usar um dispositivo de monitoramento por GPS. Após a condenação de Cosby, os promotores solicitaram imediatamente que sua fiança fosse revogada, mas o juiz O’Neill disse que não considerava risco de fuga no caso de Cosby, um dos critérios ponderados em tal decisão.

Até o momento, Cosby nunca havia sido condenado por um crime, e sua equipe deve argumentar que suas três acusações devem ser fundidas em uma única, uma decisão que significaria que ele enfrentaria uma pena de prisão de não mais que 10 anos.

Os promotores pediram que um número indeterminado de mulheres que acusam Cosby de agredi-las sexualmente seja autorizado a testemunhar na audiência de condenação, uma medida que um dos advogados de Cosby, Joseph P. Greene Jr., está tentando bloquear. Mas Andrea Constand certamente terá permissão para falar na audiência, assim como o Cosby, se ele assim o desejar — a pessoa que está sendo julgada geralmente tem a última palavra.

Brian Jacobs, um ex-promotor federal que estuda o caso, disse que, mesmo que nenhuma das outras mulheres pudesse falar, o número de acusadoras que dizem que Cosby as atacou é um fator importante para o julgamento de O’Neill.

Um dos propósitos da condenação, em um caso tão importante como esse, pode ser o de enviar uma mensagem à sociedade, a fim de dissuadir outros a fazerem o memso que Cosby.

“O juiz terá que estar consciente do fato de que esta é uma das primeiras sentenças da era #MeToo”, disse Jacobs.

 

 

Siga-nos no
O Portal do Holanda foi fundado em 14 de novembro de 2005. Primeiramente com uma coluna, que levou o nome de seu fundador, o jornalista Raimundo de Holanda. Depois passou para Blog do Holanda e por último Portal do Holanda. Foi um dos primeiros sítios de internet no Estado do Amazonas. É auditado pelo IVC e ComScore.

ASSUNTOS: abuso sexual, ator, Bill Cosby, Famosos & TV

+ Famosos & TV