Compartilhe este texto

Sedentarismo se torna o quarto maior fator de risco de mortalidade, segundo OMS

Por Portal Do Holanda

25/07/2018 9h22 — em
Saúde e Bem-estar



A tendência ao sedentarismo segue aumentando no mundo e já é responsável pelo quarto maior fator de risco de mortalidade, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS). A ausência de uma disciplina de atividades físicas como causa de morte só perde para as doenças relacionadas ao aumento da pressão arterial, ao fumo e à glicemia elevada. Estudos mostram que várias doenças são atribuídas à falta de exercícios físicos regulares. No Brasil, metade da população não pratica nada, segundo a pesquisa.

De acordo com estudos, o sedentarismo é responsável por pelo menos 21% dos casos de tumores malignos na mama e no cólon, assim como por 27% dos registros de diabetes e 30% das queixas de doenças cardíacas e desenvolvimento da hérnia de disco e dores nas costas. Para a OMS, é fundamental alertar as populações sobre os benefícios dos exercícios físicos regulares.

As pesquisas realizadas pela OMS foram feitas com três grupos distintos: crianças e adolescentes com idade de 5 a 17 anos, jovens e adultos com idade de 18 a 64 anos e homens e mulheres com mais de 65 anos.
Entre os adolescentes (11-17 anos), quatro em cada cinco são sedentários. Nos adultos, o sedentarismo está presente em 23% dos indivíduos; já nas crianças, esse índice é de 81%. No caso da criança, o mundo atual tem oferecido uma série de opções que facilitam e, consequentemente, agravam a "não procura" por atividade física. São elas: alimentos industrializados, fast-foods, videogames, computadores etc. Tudo isso predispõe também à prevalência da obesidade infantil.

Marcio Atalla, que é Professor de Educação Física, diz que 20 minutos diários de exercícios já seriam suficientes para sair das estatísticas e ganhar mais saúde. Apenas 8% dos adultos são considerados ativos no Brasil e a população de obesos e pessoas com sobrepeso importante já é de 50% da população total.

Segundo Dr. João Paulo Bergamaschi, ortopedista,"se você é sedentário e deixa de praticar alguma atividade física, as estruturas da coluna podem ser atingidas por várias doenças, inclusive a hérnia de disco, gerando um quadro de dor permanente nas costas. Por isso, é muito importante para a saúde da coluna que os discos intervertebrais sejam fortalecidos e lubrificados, e esse é um dos grandes benefícios da prática de exercícios. Os discos estão entre os ossos da coluna (vértebras) e funcionam como uma espécie de amortecedor", completa o médico.


Siga-nos no
O Portal do Holanda foi fundado em 14 de novembro de 2005. Primeiramente com uma coluna, que levou o nome de seu fundador, o jornalista Raimundo de Holanda. Depois passou para Blog do Holanda e por último Portal do Holanda. Foi um dos primeiros sítios de internet no Estado do Amazonas. É auditado pelo IVC e ComScore.

ASSUNTOS: sedentarismo, Saúde e Bem-estar

+ Saúde e Bem-estar