Compartilhe este texto

Quatro dicas para tratar e prevenir estrias

Por Portal Do Holanda

27/08/2018 10h51 — em
Saúde e Bem-estar


Foto: Reprodução

Causadas pelo rompimento de fibras elásticas e colágenas da pele, as estrias aparecem quando há um estiramento do tecido em um curto período de tempo. Embora a ocorrência seja mais comum nas partes do corpo que armazenam mais gordura, as cicatrizes podem aparecer em qualquer região e, geralmente, está relacionada à fatores hormonais e genéticos, gravidez, aumento de peso e puberdade.

De acordo com Ingrid Peres, gerente cientifica e fisioterapeuta dermato-funcional, a estria possui duas aparências: rosadas e esbranquiçadas. “Na fase inicial da lesão as marcas são lineares e da cor da pele (rosadas), o que torna mais fácil a reversão do quadro. No estágio tardio elas cicatrizam e se tornam brancas, com espessura e larguras variáveis, sendo necessários procedimentos mais agressivos para a produção de colágeno e elastina”, explica.

Abaixo a especialista separou quatro dicas para tratar e prevenir as marcas. Confira:

Hidratação

Manter a hidratação do corpo e da pele ajuda na prevenção de estrias, já que melhora a circulação e estimula o desenvolvimento do tecido epitelial. Portanto, consuma, no mínimo, dois litros de água por dia e use cremes hidratantes após o banho.

Cuidar do Peso

Controlar o ganho excessivo de peso é fundamental para evitar o estiramento da pele e, consequentemente, reduzir as chances de surgimento das marcas. “Praticar exercícios físicos regularmente e seguir uma alimentação balanceada são essenciais para manter o corpo em equilíbrio”, recomenda a profissional.

Esfoliação

A esfoliação remove as células mortas da pele e promove uma renovação celular, mantendo a pele mais lisa e jovem.

Tratamentos estéticos

Em casos de estrias brancas, devido a cicatrização, o tratamento precisa ser mais intenso forçando a pele produzir mais colágeno e elastina. “O Laser Fracionado da Onodera é um aparelho de última geração que provoca pequenas lesões na pele, estimulando a produção de colágeno e fotorejuvenescimento seguro. O procedimento dura 30 minutos e as sessões variam de acordo com cada condição”, indica a médica dermatologista Daniela Scarpelli.

 


Siga-nos no
O Portal do Holanda foi fundado em 14 de novembro de 2005. Primeiramente com uma coluna, que levou o nome de seu fundador, o jornalista Raimundo de Holanda. Depois passou para Blog do Holanda e por último Portal do Holanda. Foi um dos primeiros sítios de internet no Estado do Amazonas. É auditado pelo IVC e ComScore.

ASSUNTOS: Saúde e Bem-estar

+ Saúde e Bem-estar