Compartilhe este texto

Gripe é mais forte nos homens sim, afirma pesquisador canadense

Por Portal Do Holanda

06/08/2018 15h36 — em
Saúde e Bem-estar


Foto: Reprodução

Um pesquisador canadense pode ter encontrado a prova que todo homem precisava para mostrar às mulheres que, sim, a gripe masculina é mais forte do que a feminina. Kyle Sue, professor da Memorial University of Newfoundland, no Canadá, avaliou o maior número possível de pesquisas relacionadas à doença e às diferenças entre os sexos e chegou ao resultado que todo homem gostaria de ouvir – para azar das mulheres.

De acordo com a análise publicada esta semana no periódico especializado British Medical Journal, os homens não estão exagerando quando reclamam mais que as mulheres dos sintomas da gripe. A verdade mais provável é que eles teriam uma resposta imunológica menor do que elas quando o problema é a infecção viral.

Sue explica em sua análise que uma série de estudos realizados em ratos ou amostras de células humanas sugere que as diferenças entre os sexos masculino e feminino e até mesmo entre os hormônios do estresse afetam de formas diferentes os resultados da doença, favorecendo as mulheres.

Vale lembrar, entretanto, que ainda não há um estudo específico sobre o tema. Mesmo assim, os levantamentos que já foram feitos mostram que os homens são os que mais morrem ou são internados por conta da infecção viral, enquanto elas respondem melhor às vacinas contra o vírus.

Outras pesquisas avaliadas também mostram que a testosterona pode diminuir a reposta do sistema imunológico, enquanto determinados hormônios femininos fortalecem essa mesma reposta.

Opinião do autor

Em entrevista ao site do jornal britânico “The Guardian”, o pesquisador afirma que acredita que sua pesquisa realmente mostra que os homens têm uma resposta imunológica inferior a das mulheres quando se trata da infecção. “Mostra que eles têm sintomas mais fortes, que duram por mais tempo e ainda que os homens têm mais risco de serem hospitalizados ou morrerem.”

Ainda assim, o próprio autor admite que existem outras diferenças entre homens e mulheres que podem levar a estes resultados. O principal talvez seja o fato das mulheres cuidarem mais da própria saúde do que os homens. O resultado final, sendo assim, é que são necessárias mais pesquisas para dizer se a gripe masculina é realmente mais forte.

 

Fonte: IG


Siga-nos no
O Portal do Holanda foi fundado em 14 de novembro de 2005. Primeiramente com uma coluna, que levou o nome de seu fundador, o jornalista Raimundo de Holanda. Depois passou para Blog do Holanda e por último Portal do Holanda. Foi um dos primeiros sítios de internet no Estado do Amazonas. É auditado pelo IVC e ComScore.

ASSUNTOS: Saúde e Bem-estar

+ Saúde e Bem-estar