Compartilhe este texto

Dietas ricas em carne podem aumentar risco de doenças cardíacas em homens de meia-idade

Por Portal Do Holanda

10/06/2018 1h41 — em
Saúde e Bem-estar



Não é raro que um homem que acabou de terminar seu treino na academia faça uma refeição com bastante carne logo em seguida.

Desde que o Dr. Robert Atkins entrou em nossas vidas com sua famosa dieta de mesmo nome, a ideia de que dietas ricas em proteínas e carnes são benéficas para a perda de peso passou praticamente a ser considerada um fato.

No entanto, homens que mantêm uma dieta rica em carnes e laticínios podem estar fazendo mais mal do que bem ao seu corpo, segundo um novo estudo da Associação Americana do Coração, que descobriu que este tipo de alimentação pode aumentar o risco de desenvolver doenças cardíacas.

Os pesquisadores acompanharam 2.441 homens com idades entre 42 e 60 anos por aproximadamente 22 anos, e descobriram que os homens que mantinham dietas ricas em proteína apresentavam um risco maior de desenvolver doenças cardíacas – especialmente quando as principais fontes de proteína eram a carne e os laticínios.

Embora uma ingestão mais alta de proteína vinda da maioria das fontes alimentares tenha sido associada a um risco ligeiramente maior, apenas as proteínas vindas dos peixes e dos ovos não foram associadas ao risco de insuficiência cardíaca.

Os autores do estudo ressaltaram que embora ainda seja necessário fazer mais pesquisas sobre o tema, os resultados não parecem ser promissores para pessoas que comem muita proteína – especialmente proteína animal.

“Muitas pessoas pensam apenas nos benefícios que uma dieta rica em proteínas traz para a saúde, mas é importante esclarecer quais são os seus possíveis riscos,” disse o autor do estudo, Dr. Jyrki Virtanen, ao Eurekalert!

“Pesquisas anteriores já haviam associado dietas ricas em proteína – especialmente de fontes animais – a um risco maior de diabetes tipo 2 e até de morte”.

A Associação Americana do Coração recomenda consumir uma variedade de grupos alimentares, incluindo frutas e vegetais, grãos integrais, frango, peixe e leguminosas.

Ela também recomenda reduzir a ingestão de carne vermelha, doces e bebidas açucaradas.

Então, troque o hambúrguer com Coca-Cola por peixes e água. Fonte: Yahoo Brasil.


Siga-nos no
O Portal do Holanda foi fundado em 14 de novembro de 2005. Primeiramente com uma coluna, que levou o nome de seu fundador, o jornalista Raimundo de Holanda. Depois passou para Blog do Holanda e por último Portal do Holanda. Foi um dos primeiros sítios de internet no Estado do Amazonas. É auditado pelo IVC e ComScore.

ASSUNTOS: Saúde e Bem-estar

+ Saúde e Bem-estar