Compartilhe este texto

Cansaço é sintoma pouco lembrado de distúrbio que afeta o útero, diz estudo

Por Portal Do Holanda

02/07/2018 15h41 — em
Saúde e Bem-estar


Foto: Reprodução

Cansaço excessivo nem sempre é sinal de falta de sono e pode estar relacionado a diversos problemas de saúde e é, inclusive, um dos sintomas menos lembrados de endometriose, uma doença grave que, se não tratada, pode causar dores intensas e até infertilidade.

A endometriose é caracterizada pela presença do endométrio, camada que reveste a região interna do útero, fora do órgão. De acordo com um estudo feito pelo Hospital Universitário de Zurique, na Suíça, mulheres que sofrem com a doença têm duas vezes mais chances de experimentar fadiga e cansaço.

Cansaço pode ser sintoma de endometriose

Segundo os pesquisadores, o cansaço pode ocorrer porque a endometriose causa no organismo lesões que ativam o sistema imunológico, o que, consequentemente, deixariam as mulheres mais exaustas.

Os estudiosos dizem que entender a ligação entre a endometriose e a fadiga pode ajudar os médicos a melhorarem a vida de seus pacientes, abordando tratamentos que possam combater diretamente o cansaço.

A endometriose não tem cura, mas tampouco leva à morte. No entanto, o diagnóstico prévio e o tratamento correto podem amenizar os sintomas mais comuns da doença, como o próprio cansaço, cólicas frequentes e intensas, dores abdominais, intestino preso ou solto, dor para evacuar durante a menstruação, dores e desconfortos durante o sexo, entre outros.


Siga-nos no
O Portal do Holanda foi fundado em 14 de novembro de 2005. Primeiramente com uma coluna, que levou o nome de seu fundador, o jornalista Raimundo de Holanda. Depois passou para Blog do Holanda e por último Portal do Holanda. Foi um dos primeiros sítios de internet no Estado do Amazonas. É auditado pelo IVC e ComScore.

ASSUNTOS: Saúde e Bem-estar

+ Saúde e Bem-estar