Compartilhe este texto

Barriga inchada: saiba o que é e como tratar

Por Portal Do Holanda

26/06/2018 1h07 — em
Saúde e Bem-estar



A sensação de inchaço no abdômen pode se tratar de barriga inchada ou distensão abdominal. Isso ocorre quando substâncias gasosas, como ar ou até mesmo fluídos, se acumulam, fazendo com que a barriga e a cintura aumentem.

Alguns sintomas que também podem aparecer são náuseas, dores e cólicas. Se muito grave, pode acontecer também falta de ar graças à pressão apertando o pulmão e o diafragma. Além de todo o desconforto já provocado pela doença, ainda podem ocorrer dores, arrotos, regurgitação e flatulência.

O que provoca a barriga inchada?

As causas mais comuns são o excesso de alimentação e gases. Quando nos alimentamos de forma muito rápida, acabamos engolindo ar, e isso pode ocorrer sem percebermos. Dependendo dos nossos hábitos, o ar pode se instalar em nosso estômago, formando bolhas no trato digestivo. Alimentos que contêm bastante fibra também podem provocar esse inchaço. Em suma, o problema ocorre quando o gás não é liberado.

Existem algumas patologias que podem levar a esse desconforto, entre elas encontramos a síndrome do intestino irritável e a intolerância à lactose. Essas condições e alguns outros sintomas que podem ocorrer (febre e sangramento), necessitando de tratamento médico urgente.

Quanto tempo pode durar?

Depende. No caso de comer excessivamente durante uma refeição, essa sensação poderá durar alguns minutos. Podendo ocorrer também por um grande período caso a pessoa tenha obesidade ou ascite (barriga-d’água). A gravidade pode variar desde um leve inchaço rápido, até uma extrema distensão abdominal, que pode interferir no funcionamento do organismo.

Quais os sintomas mais comuns?

Esse inchaço pode ser acompanhado de diversos sintomas, dependendo da causa. Os mais frequentes são:

– Dor abdominal

– Arroto

– Mudança nos hábitos intestinais

– Diarreia

– Flatulência

– Indigestão

– Náusea

– Falta de apetite

– Vômitos

Quais os sintomas que podem levar a uma doença grave?

– Perda de peso

Um dos principais sinais de alerta para o estado avançado do inchaço abdominal. Além disso pode ser sinal de tumores que comprimem os intestinos, fazendo com que a pessoa tenha a sensação de saciedade mesmo consumindo pouca comida. Alguns desses tumores também podem liberar substâncias que tiram o apetite.

– Barriga-d’água

Pode ser chamada também de ascite ou hidroperitônio que nada mais é do que o acúmulo de forma anormal de líquido na pélvis ou abdômen, podendo causar inchaço, aumento de peso e nas medidas da cintura. Esse sintoma geralmente é causado por uma doença no fígado e faz a pessoa ficar como se estivesse grávida de vários meses, além disso poderá ter pele e olhos amarelados.

– Dor abdominal intensa e inchaço

Se ocorrerem intensas dores repentinamente acompanhadas de náuseas e vômitos, pode ser sinal de obstrução intestinal. Nesse caso, é aconselhável o tratamento médico imediato para que a doença não se agrave a ponto de ser fatal, como é o caso da perfuração intestinal.

– Sangue nas fezes ou hemorragia vaginal

Junto com o inchaço, esses sintomas podem indicar hemorroidas, ciclo menstrual irregular, miomas, atrofia do endométrio, entre outras que podem ser facilmente tratáveis quando descobertas em estado inicial. Lembre-se: sempre procure um especialista para descartar a possibilidade de doenças mais graves.

– Febre

A febre normalmente é um sinal de inflamação ou infecção e quando acompanhada do inchaço abdominal, pode indicar algo grave, então é indicada a procura imediata de um médico para que se possa fazer a contagem dos glóbulos brancos e ser iniciada a medicação.

– Dores e cólicas

Comum na síndrome do intestino irritável, podendo causar inchaço e acúmulos de gases, provocando a distensão do abdômen. Infelizmente essa doença é mais comum do que imaginamos, mas sempre é confundida com apenas um mal-estar e deixada de lado.

– Intolerância à lactose

Podendo causar barriga inchada, os maiores sintomas são gases e inchaço abdominal. Se você sente esses sintomas, é bom verificar se ocorrem após o consumo de leite e derivados. Se a resposta for “sim”, você pode ser intolerante à lactose, e essa condição tem se tornado cada dia mais comum na população brasileira.

Em alguns casos, o inchaço poderá vir com outros sintomas que indicam que você deverá recorrer a um médico imediatamente:

– Fezes com sangue ou escuras demais

– Dor ou pressão no peito

– Dificuldade em respirar, falta de ar ou respiração rápida (taquipneia)

– Tontura

– Desmaio, alteração do nível de consciência ou letargia

– Febre alta

– Massa pulsando no abdômen

– Pulso acelerado

– Dor abdominal intensa

– Vômitos com sangue ou material preto (que se assemelha à borra de café)

– Fraqueza

– Pele e olhos amarelos (icterícia)

Qual o melhor tratamento para a barriga inchada e o que fazer?

Existem diversas causas cujo tratamento poderá ser feito facilmente em casa:

1 – Ao comer demais e sentir seu abdômen estufado, o correto a fazer é repousar e esperar a digestão dos alimentos. O processo poderá ser um pouco incômodo, mas, ao terminar, proporcionará um grande alívio. Para que tal desconforto não ocorra mais, é importante que mastigue bem os alimentos e sem pressa.

2 – Caso seja causado por gases, o ideal é evitar alimentos que causam essa sensação, tais como: feijão, leguminosas, crucíferos, etc. Comer devagar poderá diminuir a chance de “engolir ar”, diminuindo a chance de gases.

3 – Evitar produtos de origem láctea.

4 – Em caso de intestino irritável, tente se estressar menos e comer mais alimentos com fibras.

5 – Se estiver com ascite, o recomendado é o repouso e a diminuição de alimentos com sódio, para que o corpo se livre do líquido mais rapidamente.

Tratamento médico

Se após tentar todas as dicas faladas anteriormente e as dores persistirem é importante que procure um médico. Ele poderá sugerir remédios específicos para a causa do seu desconforto. Os demais tratamentos são feitos para conter o mal causado pela barriga inchada.

Dieta restrita de FODMAPs

“FODMAPs” é um termo em inglês utilizado por médicos e nutricionistas para determinar alguns grupos de alimentos que contêm hidratos e carbonos (açúcares). Quando não são bem absorvidos, esses alimentos puxam água para o trato intestinal. Quando consumidos em excesso, podem agravar a síndrome da barriga inchada, pois são fermentados por bactérias.

Os principais FODMAPs são:

– Frutose (frutas, mel, xarope de milho de alta frutose, etc.)

– Lactose (leite, iogurte, sorvetes e queijos)

– Frutanos (trigo, alho, cebola, etc.)

– Galactanos (leguminosas como feijão, lentilha, soja, etc.)

– Polióis (adoçantes como o sorbitol e maltitol, frequentemente usados em doces)

– Frutas com caroço, como abacate, damasco, cereja, nectarina, pêssego, ameixa, etc.

– Verduras e legumes, como aspargos, pimentão, brócolis, couve-de-bruxelas, repolho, couve-flor, berinjela, cebola, alho, feijão, lentilhas, etc.

Sintomas como diarreia, prisão de ventre, gases, inchaço e cólicas podem ser ocasionados por esses alimentos, então, com uma dieta restrita, essa situação poderá ser revertida. Fonte: Jornal Ciência.


Siga-nos no
O Portal do Holanda foi fundado em 14 de novembro de 2005. Primeiramente com uma coluna, que levou o nome de seu fundador, o jornalista Raimundo de Holanda. Depois passou para Blog do Holanda e por último Portal do Holanda. Foi um dos primeiros sítios de internet no Estado do Amazonas. É auditado pelo IVC e ComScore.

ASSUNTOS: Saúde e Bem-estar

+ Saúde e Bem-estar