Compartilhe este texto

Acusado de matar e concretar a mãe em 2015 é julgado

Por Portal Do Holanda

19/11/2018 9h54 — em
Policial


Foto: Josmar Leite/RBS TV

Ricardo Jardim, acusado de matar e concretar em um armário a própria mãe, Vilma, de 74 anos, é julgado nesta segunda-feira (19) no Tribunal do Júri, quando pessoas da comunidade participam da sentença. A sessão ocorre na 1ª Vara do Júri do Foro Central de Porto Alegre e é presidida pela juíza Karen Luise Vilanova Batista de Souza Pinheiro.

Segundo o G1 Rio Grande do Sul, os crimes teriam ocorrido entre abril e maio de 2015, no apartamento em que o homem e a vítima moravam, no bairro Mont’Serrat, na Zona Norte da capital.

O réu responde pelos crimes de homicídio duplamente qualificado, por motivo torpe e meio cruel, além de ocultação de cadáver e posse de arma no interior da residência. Na época, Ricardo chegou a confessar o crime a um policial que havia recebido a denúncia e foi investigar o apartamento, mas, em depoimento à Justiça, o suspeito permaneceu em silêncio.

De acordo com o Ministério Público, questões econômicas motivaram o crime. As investigações trabalharam com a hipótese de que o suspeito teria interesse em um dinheiro que a vítima possuía, fruto do seguro de vida do falecido marido de Vilma e do qual o réu usufruía.

O julgamento se inicia com o depoimento das testemunhas, depois o do acusado, passando para a fase de debates, na qual a acusação e a defesa se pronunciam, sendo que cada uma tem uma hora para apresentar os argumentos.

Irmão da vítima, Antonio Raupp foi o primeiro a falar. Ele disse que se sentiu traído pelo sobrinho, que jamais imaginava que isso pudesse acontecer. Se disse ainda surpreso com todas as mentiras que o sobrinho contou para esconder o crime.

Outro irmão de Vilma falou na sequência. Jorge Raupp disse que começou a desconfiar sobre as desculpas que o sobrinho dava para o desaparecimento da mãe. Acrescentou que tinha medo de confrontar o sobrinho ou ir à polícia porque ele tinha uma arma, que havia pertencido ao pai. Até que descobriu notas de compras de materiais de construção. Além disso, contou que Ricardo não deixava ninguém entrar no apartamento da mãe.

Ao final, os jurados decidem pela culpa ou inocência do réu, e o juiz estipula a pena.

Em 29 de maio de 2015, Ricardo Jardim foi ouvido pela Polícia Civil e confessou o assassinato da mãe, Vilma Jardim. Ele foi preso por porte de arma e teve pedido de prisão preventiva pelo homicídio decretada pela Justiça.

A 5ª Delegacia de Homicídios e Desaparecidos da capital investigava o desaparecimento de Vilma Jardim, 76 anos, desde 10 de maio, em pleno Dia das Mães, quando foi registrado boletim de ocorrência. Familiares suspeitavam do comportamento do filho da vítima.

Segundo ela, o homem foi ouvido como testemunha no início das investigações e se mostrou "controverso", dizendo que a mãe estava no Paraná.

Um seguro de R$ 400 mil em nome da idosa foi apontado como motivo do crime.

O cadáver da mulher foi colocado dentro de um móvel, feito sob medida, encontrado no apartamento onde a vítima e o filho moravam.

Não se sabe ao certo em que data o crime ocorreu. Também não foi possível descobrir como a vítima foi assassinada, já que o corpo estava em decomposição.


Siga-nos no
O Portal do Holanda foi fundado em 14 de novembro de 2005. Primeiramente com uma coluna, que levou o nome de seu fundador, o jornalista Raimundo de Holanda. Depois passou para Blog do Holanda e por último Portal do Holanda. Foi um dos primeiros sítios de internet no Estado do Amazonas. É auditado pelo IVC e ComScore.

ASSUNTOS: Policial

+ Policial