Compartilhe este texto

Ação oferta triagem e exames gratuitos para Pets nesta sexta-feira

Por Portal Do Holanda

22/11/2018 15h46 — em
Amazonas


Foto: Divulgação

Manaus/AM - A 3ª campanha “Novembro Azul Pet da Esbam” acontece nesta sexta-feira(23) com triagem e exame físico gratuito para animais, orientações e distribuição de brindes, entrega de folders informativos e exames complementares gratuitos para casos suspeitos. O evento acontece, das 09h às 12h, na na CliniVet da Esbam, localizada na Rua Rodrigues Torres, 292, Conjunto Abílio Nery, Adrianópolis, Zona Centro-Sul de Manaus.

A campanha tem como foco principal conscientizar os proprietários dos animais de estimação em relação ao câncer de próstata e sobre a importância dos exames, já que muitas pessoas não têm conhecimento do assunto e, consequentemente, acabam não tendo os cuidados necessários com os pets ao longo da vida para evitar a doença na velhice.

O coordenador da Clínica Veterinária (CliniVet) da Esbam, professor Daniel José Hoffmann, alerta para a importância da abordagem do tema. Ele destaca que, apesar de ser um tipo de câncer bem menos comum em animais de companhia que em humanos, ainda assim, o câncer de próstata é detectado com mais frequência em cães que em gatos e acomete, principalmente, animais entre sete e 15 anos de idade.

“Embora o câncer de próstata não seja a alteração prostática mais comum nos animais de companhia, a próstata pode desenvolver diversas outras doenças que são frequentes como Hiperplasia Prostática Benigna - HBP (aumento da próstata), cistos prostáticos e processos inflamatórios prostáticos. Esses animais apresentam diversos sinais clínicos diferentes, como: dor abdominal, dificuldades para urinar/defecar e alterações de tamanho e/ou formato nos testículos. O tratamento pode ser realizado com o método de castração, medicamentos ou ainda por meio de cirurgia, dependendo do caso”, explica o médico veterinário. 

Tratamento

Hoffmann enfatiza que os donos de cães e gatos precisam estar sempre atentos em relação à tumores na próstata, além de fazer exames frequentemente, que são de suma importância para detectar precocemente a doença e realizar o tratamento. “Aqui na CliniVet, o que presenciamos muitas vezes é a procura por atendimento veterinário quando a doença já está em curso avançado, com sinais clínicos mais evidentes, o que dificulta o tratamento e a cura", reforça o médico veterinário.

 

O veterinário explica ainda que quando os animais não são castrados, a próstata pode sofrer modificações por conta de hormônios e desenvolver o câncer. “Com a idade, os hormônios dos testículos começam a funcionar de forma irregular, estimulando a próstata a sofrer um aumento de tamanho e de forma também, além de modificações em sua textura. Normalmente, os cães em idade adulta, acima de oito anos e que não são castrados, independentemente de raça ou tamanho, desenvolvem essa doença”, revela Daniel ao ressaltar que o câncer de próstata pode ter cura se detectado precocemente.

 


Siga-nos no
O Portal do Holanda foi fundado em 14 de novembro de 2005. Primeiramente com uma coluna, que levou o nome de seu fundador, o jornalista Raimundo de Holanda. Depois passou para Blog do Holanda e por último Portal do Holanda. Foi um dos primeiros sítios de internet no Estado do Amazonas. É auditado pelo IVC e ComScore.

ASSUNTOS: ação, novembro azul, pets, Amazonas

+ Amazonas