Compartilhe este texto

Sharon van Rouwendaal vence Rio Negro Champions após disputa emocionante com brasileira

Por Portal Do Holanda

09/12/2018 22h03 — em
Amazonas


Vencedoras Rio Negro Champions/Foto: Divulgação

Manaus/AM - Um verdadeiro espetáculo da natação em águas abertas foi protagonizado neste final de semana, 08 e 09, com o Rio Negro Challenge. Ao todo, 376 atletas de 14 estados e três países participaram de cinco provas na Ponta Negra. Uma das mais esperadas, a Rio Negro Champions (8,5km), entre Sharon van Rouwendaal e Ana Marcela Cunha, consagrou a holandesa como a grande campeã do desafio internacional, fechando com chave de ouro o ano da medalhista olímpica.

Durante todo o trajeto da Champions, a brasileira e a holandesa ficaram parelhas, proporcionando ao público uma disputa emocionante. Entre as braçadas fortes e a expectativa de quem chegaria primeiro, Sharon faturou a prova com um segundo de diferença, fechando em 2h08min07seg, enquanto Ana Marcela em 2h08min08seg.

“Eu estou muito feliz com resultado, pois eu não sabia o que esperar do Rio Negro. Nunca havia nadado, não sabia nada sobre a corrente, mas acho que toda a energia que recebi me ajudou chegar e fazer essa final. No início da prova fiquei com um pouco de medo da água escura, pesada, porém deu tudo certo e posso dizer que esse é um bom local para treinar para as Olimpíadas de Tokyo (2020), pois o cenário é semelhante”, frisou Sharon.

Tetracampeã mundial, Ana Marcela Cunha comentou que o desafio foi uma prova diferente do habitual, pois a realidade das atletas é estar em pelotão com mais de 20 nadadoras de alto nível, e acredita que cumpriu seu papel representando o Brasil.

“Foi uma prova totalmente diferente. Sou acostumada a nadar no vácuo e tive que vir puxando o tempo todo, me impondo. O mais legal, é que numa disputa entre uma campeã olímpica e uma mundial, o resultado vem de uma batida de mão, ou seja, prova bem disputada”.

Almirante Tamandaré

Na ‘briga’ pela tradicional Almirante Tamandaré o pódio ficou para atletas de fora. A geral feminina foi dominada por uma das mais expressivas nadadoras de Portugal, a atleta Angélica André, que fechou em 02h10min19seg. O masculino foi vencido pelo carioca Adherbal Treidler, que finalizou em 02h15min12seg.

Maratona Aquática

Pela Maratona Aquática de 3km quem se deu bem foi Isabele Farias (La Salle) e Álvaro Lucas (Sinpol/RR), que marcaram 39min45seg e 34min45seg respectivamente. Com o título, a jovem de 15 anos soma quatro pódios no Rio Negro Challenge.

Na disputa pelos 1,5km a conquista foi em família. Isso porque, os irmãos Emily Rabelo e Erick Rabelo foram os primeiros a cruzar a linha de chegada, fechando a prova em 20min31 e 18min37. A dupla campeã veio diretamente de Roraima (Sinpol/RR) para disputar pela primeira vez a competição. Os 783km  de carro valeram a pena.

Relay 3x500

Disputada no sábado, o Relay 3x500 aconteceu pela primeira vez e foi um verdadeiro sucesso. Na categoria masculina a equipe vencedora foi a  Macuxi, formada por Vitor Gadelha, Thiago Nicolau e Matheus Andrade, que marcaram 22min06seg. Enquanto que a feminina foi dominada pela Aquática Amazonas, composta por Eduarda Flores, Julia Sakamoto e Yasmim Beatriz, cravando 25min01.


Siga-nos no
O Portal do Holanda foi fundado em 14 de novembro de 2005. Primeiramente com uma coluna, que levou o nome de seu fundador, o jornalista Raimundo de Holanda. Depois passou para Blog do Holanda e por último Portal do Holanda. Foi um dos primeiros sítios de internet no Estado do Amazonas. É auditado pelo IVC e ComScore.

ASSUNTOS: Amazonas

+ Amazonas