Siga o Portal do Holanda

Amazonas

Quem faz o Outubro Rosa é você!

Publicado

em

Foto: Reprodução

Por: Secretaria Municipal de Comunicação
conteúdo de responsabilidade do anunciante

Todos os dias, nossas escolhas e atitudes refletem importantes passos em direção à valorização da nossa vida. Lembrar de marcar aquele exame que vem sendo deixado pra depois é o papel que a cor rosa desempenha neste mês de Outubro.

Está em todos os lugares e deverá aparecer com frequência na sua vida on e off, na iluminação dos lugares históricos e simbólicos da cidade, na entrega de panfletos, nos laços pendurados na roupa e também nas timelines de suas redes digitais. É para deixar claro que a sua vida importa. E que depende somente de você.

De acordo com estimativas do Instituto Nacional do Câncer (Inca) para os anos de 2018 e 2019, Manaus tem a previsão de 370 casos novos de câncer de mama, com taxa de 33,62 para cada grupo de 100 mil mulheres; e 640 casos novos de câncer do colo do útero, com taxa de 58,37 a cada 100 mil mulheres. 

Não estamos apenas falando de quase mil novos casos, mas de quase mil vidas que podem ser salvas se forem realizados exames como mamografia e preventivo, ferramentas eficientes para a detecção de lesões que dão origem ao câncer de mama e do colo uterino. 

A Prefeitura de Manaus se mobiliza para ajudar você, para te acolher e te lembrar desses cuidados que fazem toda a diferença na identificação precoce da doença.  

A mulher não deve ser uma agente passiva no processo de promoção da sua saúde, mas sim a protagonista, enfrentando seus temores e tabus, decidindo, por ela mesma submeter-se aos exames de mamografia e preventivo a partir do acesso à informação. 

É por isso que neste dia 02/10 damos início à nossa campanha de Outubro Rosa, que segue durante todo o mês com intensificação das atividades educativas por meio de panfletagem, abordagens junto às mulheres de 25 a 64 anos para coleta de preventivo, solicitação de mamografia de rastreio entre as que possuem entre 50 e 69 anos, bem como a conscientização sobre a importância da vacina Anti-HPV entre as meninas de 9 a 14 anos e meninos de 11 a 14 anos em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBS) do município de Manaus. 

Histórico

A campanha do Outubro Rosa é celebrada anualmente em todo o mundo. Remonta à década de 1990, quando o laço cor-de-rosa, foi lançado pela Fundação Susan G. Komen for the Cure e distribuído aos participantes da primeira Corrida pela Cura, realizada em Nova York e, desde então, promovida anualmente com o objetivo de promover a sensibilização e intensificar o compartilhamento de informações sobre o câncer de mama junto à população feminina.

No Brasil, a partir de 2002, o Outubro Rosa tem sido realizado anualmente, inclusive dando ênfase também ao câncer do colo do útero, que atualmente é a primeira incidência de câncer nas regiões Norte e Nordeste do País.

No Amazonas, o câncer do colo do útero está à frente do câncer de mama em incidência. É causado pela infecção persistente por alguns tipos do Papilomavírus Humano – HPV e embora a infecção genital seja muito frequente, na maioria das vezes, não causa doença. No entanto, quando ocorre alterações celulares, pode-se dizer que há uma evolução para o câncer. Essas alterações são identificadas por meio do exame Papanicolau, também conhecido como preventivo, e são curáveis na quase totalidade dos casos. 

Neste mês de Outubro, agende seu exame, vista-se de saúde e deixe a vida mais cor-de-rosa!  

PROGRAMAÇÃO GERAL DO OUTUBRO ROSA 2019

01 a 31 de Outubro
Intensificação das atividades educativas, coleta de preventivo (25 a 64 anos), solicitação de mamografia de rastreio (50 a 69 anos) e vacina Anti-HPV (9 a 14 anos meninas e 11 a 14 anos meninos) em todas as Unidades de Saúde.

02 de Outubro
18h – Abertura da campanha Outubro Rosa. | Local: Subsecretaria Municipal de Políticas Afirmativas para as Mulheres

10 de Outubro
9h – Ação de conscientização e mobilização com entrega de panfletos. Local: Porto de Manaus (Unidades Móveis Fluviais).

22 de Outubro
9h – Ação de conscientização e mobilização com entrega de panfletos. Local: Rua do Fuxico (próximo à Avenida Autaz Mirim)

23 de Outubro
9h – Ação de conscientização e mobilização com entrega de panfletos. Local: Shopping Phellipe Daou (Av. Camapuã,2939, Cidade de Deus).

Eu cuido.
Você se cuida.
Nós cuidamos juntos.

Um caso de bullying no colégio Laviniense

Para compartilhar este conteúdo, utilize o link ou as ferramentas oferecidas na página. Textos, fotos, artes e vídeos do Portal do Holanda estão protegidos pela legislação brasileira sobre direito autoral.

Copyright © 2006-2019 Portal do Holanda.