Compartilhe este texto

Prefeitura intensifica reposição de mudas e paisagismo com a chegada do período chuvoso

Por Portal Do Holanda

07/12/2018 14h36 — em
Amazonas


Foto: Divulgação

Com a chegada das chuvas, a Prefeitura de Manaus intensifica o trabalho de reposição de mudas e plantio de novos canteiros ajardinados dentro dos programas Arboriza e Ornamenta Manaus, desenvolvidos pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semmas).

O prefeito Arthur Virgílio Neto destacou na manhã desta sexta-feira, 7/12, que o período é propício para as ações de arborização e paisagismo e já estão em execução pelas equipes nas ruas da cidade. “Manaus não pode parar nem no inverno e nem no verão. Aproveitamos esse momento para plantar bastante, colocar mudas e bastante paisagismo. No inverno, trabalhamos de um jeito e, no verão, de outro. Manaus precisa ser assistida com a mesma intensidade sempre”, afirmou o prefeito.

Nesta semana, foram realizadas ações de reposição de mudas ao longo das avenidas Grande Circular, com o replantio de 400 mudas de árvores da espécie pau-pretinho, Margarita (300 mudas arbóreas) e Ephigênio Sales (900 mudas ornamentais), além de ações de limpeza nos canteiros das avenidas André Araújo, no Aleixo, e Ivanete Machado, no Parque Dez.

O trabalho de manutenção se estenderá nas próximas semanas às avenidas Max Teixeira e Noel Nutels, na zona Norte, e Constantino Nery, no entorno do T1. Serão instalados também jardins na Praça Santos Dumont, na Praça 14. “É fundamental para o crescimento das mudas que haja esse acompanhamento, com ações de limpeza, retutoramento e reposição de mudas mortas para que possamos efetivar o projeto do prefeito Arthur Virgílio Neto de transformar Manaus em uma cidade arborizada”, explicou o secretário municipal de Meio Ambiente e Sustentabilidade, Antonio Nelson de Oliveira Junior. Ele lembra que Manaus passou por um período intenso de estiagem, que, de certa forma, comprometeu parte do que já havia sido feito.

“Nem com a irrigação foi possível evitar as perdas, em razão das altas temperaturas vivenciadas nos últimos meses, razão pela qual optamos por aguardar a chegada das chuvas para reiniciar o trabalho de reposição e plantio de novas mudas com toda intensidade”, afirmou o secretário Antonio Nelson.

Projeto

O projeto Ornamenta Manaus é um braço do programa de arborização urbana municipal que visa a realização de intervenções paisagísticas em canteiros centrais e passeios públicos onde há espaço permeável. Nesses espaços, já foram plantadas mudas de árvores. Somente nos 20 canteiros existentes no entorno do Terminal 1, foram plantadas, no total, 2 mil mudas de espécies ornamentais variadas. O local foi o que registrou o maior índice de perdas por conta do calor.

As mudas ornamentais que adornam os canteiros são das espécies duranta, ararinha, ixora, alamanda, barléria e russélia. Na Ephigênio Sales, foram plantadas 5 mil mudas ornamentais. O trabalho das equipes consiste na adubação, coroamento, retutoramento, retirada de ervas daninhas e poda das mudas de árvores plantadas na via.

O Ornamenta Manaus já realizou intervenções paisagísticas nas avenidas Ephigênio Sales, Constantino Nery (próximo ao T1), Estrada do São Jorge, na confluência com a Jacira Reis, Nilton Lins, Loris Cordovil, Shopping Phelippe Daou, Praça da Matriz, rotatórias da Ponta Negra.


Siga-nos no
O Portal do Holanda foi fundado em 14 de novembro de 2005. Primeiramente com uma coluna, que levou o nome de seu fundador, o jornalista Raimundo de Holanda. Depois passou para Blog do Holanda e por último Portal do Holanda. Foi um dos primeiros sítios de internet no Estado do Amazonas. É auditado pelo IVC e ComScore.

ASSUNTOS: mudas, prefeitura, Amazonas

+ Amazonas