Compartilhe este texto

Prefeitura descobre que vazamento de tubulação está embaixo de casa em Manaus

Por Portal Do Holanda

16/03/2019 16h10 — em
Amazonas


Foto: Diego Caja/Seminf

Manaus/AM - Após 60 horas de trabalho na galeria de drenagem profunda localizada na rua Emílio Moreira, bairro Praça 14 de Janeiro, Zona Sul, servidores da Prefeitura de Manaus detectaram o local exato do vazamento que ocasionou o afundamento na pista, em uma profundidade de mais de 12 metros. Técnicos da Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seminf) e trabalhadores de outros órgãos seguem atuando na área.

A tubulação danificada fica embaixo de uma casa, onde a família precisou ser retirada para que os trabalhos fossem executados com cautela. Mais de 100 colaboradores estão envolvidos no serviço, entre eles engenheiros, técnicos em edificações, topógrafos e servidores dos distritos de obras que trabalham para sanar o problema.

Neste sábado (16), os esforços estão concentrados em consertar o vazamento e substituir a rede que tem aproximadamente 70 anos por outra mais moderna em tubos de concreto armado dimensionado para a vazão correta das águas. Na sequência, será feito o reaterro até o nível da tubulação da concessionária, que fará a religação da adutora que precisou ser desligada e depois será concluído o reaterro e a recomposição pavimento.

O empenho de toda a equipe é para que o serviço possa ser finalizado no menor tempo possível e, segundo o secretário da Seminf, Kelton Aguiar, com a descoberta do local do vazamento, agora o serviço vai ser feito com mais agilidade. “Sabemos do enorme transtorno que uma obra dessa magnitude causa, mas, por determinação do prefeito Arthur Virgílio Neto, colocamos todo o ‘staff’ técnico da Seminf para que o serviço tenha a maior agilidade possível”, disse.

A Secretaria Municipal da Mulher, Assistência Social e Cidadania (Semasc) foi acionada duas vezes para ir até o local, onde estão sendo realizados os reparos da via. Foram identificadas duas famílias com o perfil para o recebimento do benefício Auxílio-Aluguel. Uma delas já foi inserida no benefício e a outra se recusa a sair da sua residência, mesmo com a estrutura comprometida.

O trecho em obras, entre as avenidas Tarumã e Tefé, segue interditado e o trânsito na área é monitorado por agentes do Instituto Municipal de Engenharia e Fiscalização do Trânsito (Manaustrans). A Agência Reguladora dos Serviços Públicos Delegados de Manaus (Ageman) e a Defesa Civil Municipal também acompanham os trabalhos.

O rompimento na drenagem na Emílio Moreira surgiu na noite do último dia 13, com o afundamento de parte da via. Imediatamente, as equipes de pronta-resposta da prefeitura se deslocaram ao local e iniciaram as escavações para identificar o ponto exato do rompimento na tubulação.


Siga-nos no
O Portal do Holanda foi fundado em 14 de novembro de 2005. Primeiramente com uma coluna, que levou o nome de seu fundador, o jornalista Raimundo de Holanda. Depois passou para Blog do Holanda e por último Portal do Holanda. Foi um dos primeiros sítios de internet no Estado do Amazonas. É auditado pelo IVC e ComScore.

ASSUNTOS: Manaus, Prefeitura de Manaus, rua Emílio Moreira, Amazonas

+ Amazonas