Compartilhe este texto

Organizadores de bandas e blocos em Manaus têm fiscalização para checar limpeza

Por Portal Do Holanda

19/02/2020 15h55 — em
Amazonas


Foto: Reprodução

Manaus/AM - O Carnaval 2020 já está com os blocos na rua desde o primeiro mês deste ano. Nas últimas duas semanas, mais de 20 bandas já aconteceram sob fiscalização da Prefeitura de Manaus que, desde 2015, zela pelo cumprimento da Lei 1.944, conhecida como “Lei da Limpeza”, que obriga os organizadores de evento a deixar as ruas limpas após festas que envolvam vias públicas.

Desde 2015, a Secretaria Municipal de Limpeza Urbana (Semulsp) acompanha os blocos de rua, com intuito de observar o cumprimento da lei sancionada pelo prefeito Arthur Virgílio Neto em dezembro de 2014. “Em seis anos de vigência da lei, temos conseguido reduzir, ano após ano, o número de eventos que sujam a cidade e não respeitam a lei. Isso demonstra que os organizadores entenderam a proposta do prefeito Arthur Neto e aceitaram zelar pelo patrimônio do cidadão”, ressaltou Paulo Farias, secretário municipal de Limpeza Urbana, órgão responsável pela fiscalização da lei.

Apesar do respeito à “Lei da Limpeza”, as ruas, bairros e principais avenidas envolvidas nas festas de rua também contaram com o trabalho das equipes de limpeza da Semulsp, inclusive no terceiro turno. “Nossa missão é assegurar a manutenção da limpeza, mesmo com intensa mobilização popular na cidade. A lei determina que os organizadores de eventos limpem o perímetro de sua festa, mas sabemos que o lixo se espalha pelos arredores e alcança maiores proporções. Aí entra o trabalho de reforço da Semulsp”, explicou o secretário. 

Mesmo neste final de semana de Carnaval e nos próximos dias, os fiscais da Semulsp devem acompanhar mais eventos de rua, programados para acontecer em diversos pontos da cidade. A expectativa é de que mais de 150 festas aconteçam até março. 

Nos dois primeiros anos de vigência da lei, a Prefeitura Municipal já contou com um índice satisfatório de adesão das festas. “O ponto mais importante é que, nos últimos anos, 80% dos eventos cumpriram com a determinação. Esperamos que este ano a legislação seja novamente obedecida. É um exemplo que a sociedade de Manaus dá ao resto do Brasil”, avaliou Paulo Farias.

Regularização

Empresas organizadoras de eventos, que pretendem botar o bloco na rua e ainda não se regularizaram, podem procurar a Prefeitura de Manaus para assinar um termo de responsabilidade, sem pagamento de taxas.

Os eventos que não cumprirem a nova lei, na primeira infração, receberão uma advertência para se adequar. Se reincidir, recebe uma multa de 70 UFMs (Unidade Fiscal do Município). Caso ocorra uma terceira infração, será cassada a licença da empresa para a realização de eventos.


Siga-nos no
O Portal do Holanda foi fundado em 14 de novembro de 2005. Primeiramente com uma coluna, que levou o nome de seu fundador, o jornalista Raimundo de Holanda. Depois passou para Blog do Holanda e por último Portal do Holanda. Foi um dos primeiros sítios de internet no Estado do Amazonas. É auditado pelo IVC e ComScore.

ASSUNTOS: bandas e blocos, Carnaval 2020, fiscalização, limpeza, Amazonas

+ Amazonas