Compartilhe este texto

Nove mil pacientes recebem medicamento de alto custo de forma gratuita no Amazonas

Por Portal Do Holanda

25/10/2019 16h31 — em
Amazonas


Divulgação Susam

Manaus/AM - Mais de 9 mil pacientes que necessitam de medicação de alto custo são assistidos pela Central de Medicamentos do Amazonas (Cema). Ao todo, 148 tipos de remédios com valores que chegam a custar R$ 8 mil, por frasco, estão disponíveis aos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) no Amazonas. Também chamado de Componente Especializado da Assistência Farmacêutica (Ceaf), o programa oferta os remédios gratuitamente por meio da Cema.

 Conforme a Secretaria de Estado de Saúde (Susam), o nível de abastecimento atualmente do Ceaf no Estado é de 93%, mas estava em 50%, no início da gestão, em janeiro.

Serviço assistencial

Na parte assistencial 3,5 mil pacientes que recebem atenção médica domiciliar, por meio do Programa Melhor em Casa, são contemplados com produtos diversos para a saúde como fraldas, seringas, equipamentos, alimentação especial, entre outros. Alguns chegam a receber até dez tipos de produtos

 De acordo com o coordenador da Cema, Antônio Paiva, várias mudanças estão sendo realizadas para qualificar melhorar o atendimento assistencial, dentre os quais a implantação de um sistema informatizado para agilizar os processos e a dispensação dos itens, segundo adiantou o coordenador.

 Segundo ele, as mudanças permitiram aumentar a capacidade de atendimento de 70 para 120 pessoas por dia, sem intervalo para almoço.

 “O atendimento ao usuário dos programas sociais melhorou bastante na Cema. Antes, eram recepcionados em pé, não tinha nem cadeira para sentar. Nosso projeto é continuar humanizando o atendimento. Organizamos a recepção,  mudamos o local para recebê-los na Cema , um local mais amplo com toda a equipe necessária”, disse o coordenador.

 


Siga-nos no
O Portal do Holanda foi fundado em 14 de novembro de 2005. Primeiramente com uma coluna, que levou o nome de seu fundador, o jornalista Raimundo de Holanda. Depois passou para Blog do Holanda e por último Portal do Holanda. Foi um dos primeiros sítios de internet no Estado do Amazonas. É auditado pelo IVC e ComScore.

ASSUNTOS: Amazonas, Manas, medicamentos gratuitos, Amazonas

+ Amazonas