Compartilhe este texto

No Amazonas, deputado quer alíquota do ICMS de 18% na gasolina

Por Portal Do Holanda

19/02/2020 10h43 — em
Amazonas


Para Barreto, alíquota de 18% em combustível favorece a economia - Foto: Eustáquio Libório/Portal do Holanda

Manaus/AM - O deputado estadual Wilker Barreto (Podemos) afirmou nesta quarta-feira, 19, que o combustível e a energia elétrica precisam ser considerados itens essenciais pelo Governo do Amazonas. Em meio a diversas manifestações de caminhoneiros, motoristas de aplicativos e mototaxistas pela redução do preço da gasolina no Estado, o parlamentar sugeriu que o Imposto sobre a Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) sobre os itens de consumo seja de 18%, mesma alíquota praticada no preço do gás de cozinha no Estado.

Para Barreto, a cobrança de 18% do ICMS sobre o combustível e a energia elétrica, a exemplo do gás de cozinha, mexeria positivamente na cadeia econômica do Estado e traria alívio para o bolso do consumidor.

Atualmente, a região Norte tem a maior alíquota de ICMS sobre o gás de cozinha do País. O Amazonas tem a segunda maior alíquota, 18%, perdendo apenas para o Amapá, cuja cobrança do tributo chega a 25%. Em outros estados, o tributo varia entre 17% e 12%.

Audiência Pública

Nesta quarta-feira, 19, os deputados da Aleam realizarão uma Audiência Pública para a discussão da redução do ICMS sobre o preço dos combustíveis no Amazonas.


Siga-nos no
O Portal do Holanda foi fundado em 14 de novembro de 2005. Primeiramente com uma coluna, que levou o nome de seu fundador, o jornalista Raimundo de Holanda. Depois passou para Blog do Holanda e por último Portal do Holanda. Foi um dos primeiros sítios de internet no Estado do Amazonas. É auditado pelo IVC e ComScore.

ASSUNTOS: combustíveis, energia elétrica, GASOLINA, icms, imposto, Amazonas

+ Amazonas