Compartilhe este texto

MPF apura mudança do nome de avenida em Manaus por estar ligada a apoiador da escravidão

Por Portal Do Holanda

04/12/2018 11h05 — em
Amazonas


Avenida dá acesso à sede da Polícia Federal no Amazonas Foto: Reprodução/GoogleMaps

Manaus/AM - O Ministério Público Federal no Amazonas (MPF/AM) apura a mudança de nome da avenida Domingos Jorge Velho, localizada no bairro Dom Pedro II, zona centro-oeste de Manaus. O procurador da República Fernando Merloto Soave determinou a instauração de Procedimento Administrativa para a mudança, pois Domingos Jorge Velho ficou conhecido como um apoiador do sistema escravista do Brasil. 

Domingos comandou uma campanha, no final do século XVII, contra o Quilombo dos Palmares. Segundo o entendimento do procurador, a mudança no nome da avenida significa uma reparação aos danos suportados pelas vítimas da escravidão e de repressão ao racismo. 

Ao longo da avenida está localizada a sede do Departamento de Polícia Federal - Superintendência no Estado do Amazonas e também da Escola Estadual de Tempo Integral Petrônio Portela. A via também é uma das que dão acesso a Fundação Cecon (FCecon).  

Portaria com a abertura do Procedimento Administrativo


Siga-nos no
O Portal do Holanda foi fundado em 14 de novembro de 2005. Primeiramente com uma coluna, que levou o nome de seu fundador, o jornalista Raimundo de Holanda. Depois passou para Blog do Holanda e por último Portal do Holanda. Foi um dos primeiros sítios de internet no Estado do Amazonas. É auditado pelo IVC e ComScore.

ASSUNTOS: Manaus, MPF, PF, Amazonas

+ Amazonas