Amazonas
MP recomenda a prefeitura de Lábrea parar de pagar Fundeb de forma irregular
Manaus/AM - O Ministério Público do Estado do Amazonas (MP-AM), por meio da Promotoria de Justiça de Lábrea, expediu, no dia 6 de fevereiro de 2019, recomendação ao Prefeito Municipal, Gean Campos de Barros, e ao Secretário Municipal de Educação, Jesus Batista de Souza, para que o município pare de liberar recursos do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb) a profissionais do magistério que não estejam desempenhando suas funções nas escolas, conforme a Lei n. 11.494/2007. Caso os gestores não acatem a recomendação, serão responsabilizados nas esferas criminal e civil, por atos de improbidade administrativa.
“Em dezembro de 2018, a Promotoria foi procurada pela Associação de Professores Municipais que apresentou a denúncia de que a Prefeitura estava liberando recursos do Fundeb de maneira irregular. A lei prevê que 60% anual do Fundo deve ser destinado para custeio da remuneração dos profissionais do magistério que estejam, de fato, desempenhando suas funções nas escolas”, explicou o Promotor de Justiça Rodrigo Nicoletti.
De acordo com o Promotor, no ano de 2017, os repasses do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) ao município de Lábrea ultrapassaram os R$ 30 milhões, sendo cerca de 19 milhões pagos aos professores da educação fundamental e infantil. As despesas com aposentadorias e pensões (inativos) não foram computadas no cálculo do demonstrativo do Fundeb.
Após a reunião com o Presidente da Associação, Edivaldo Nunes dos Santos, foi instaurada Notícia de Fato e, posteriormente, o Inquérito Civil n. 02/2019 para apurar eventual ato de improbidade administrativa do Prefeito Municipal de Lábrea.
O MP-AM deu prazo de dez dias para análise e manifestação quanto a eventual acatamento da recomendação e informações sobre as providências adotadas.


De Tracajá a Fura Olho, fim de semana terá 14 bandas e blocos de rua


Angry Birds 2 ganha primeiro trailer. Vem ver


Governador de Roraima diz que fronteira com Venezuela já está fechada


Sine oferta quase 30 vagas de emprego nesta sexta-feira em Manaus


MPF fecha acordo com transportadora envolvida em esquema de corrupção na Suframa


TJAM divulga resultado final da seleção para estágio em nível médio


Nascidos em março e abril começam a receber abono salarial do PIS 2017


Trânsito será alterado para bandas de carnaval no fim de semana em Manaus


Textão de José Loreto com pedido de desculpa foi ordem da Globo


Prefeitura de Manaus lança edital de concurso público com salários de até R$ 17,4 mil


Rocketman: Filme sobre Elton John ganha primeiro trailer. Vem ver

