Compartilhe este texto

"Mês do Servidor" encerra com campanha de doação de sangue em Manaus

Por Portal Do Holanda

12/11/2018 18h47 — em
Amazonas


Foto: Divulgação

A Programação do Mês do Servidor, da Prefeitura de Manaus, que iniciou em outubro, encerra nesta terça-feira, 13/11,  com uma campanha de doação de sangue. O gesto de solidariedade e amor ao próximo pretende mobilizar não apenas funcionários públicos municipais, como a sociedade civil como um todo. O material será coletado na unidade móvel da Fundação de Hematologia e Hemoterapia do Amazonas (Hemoam) que estará, das 8h às 12h e das 13h às 16h, no  estacionamento da Secretaria Municipal de Educação (Semed),  localizada na avenida Maceió, bairro Parque 10 de Novembro, zona Centro-Sul de Manaus.  

Coordenada pela Secretaria Municipal de Administração, Planejamento e Gestão (Semad), a programação envolve, além da Semed, outros órgãos ligados ao Executivo Municipal. A campanha, intitulada como “Servidor Solidário”, é a segunda organizada durante a programação do Mês do Servidor. A primeira aconteceu no último dia 16, na sede da Prefeitura Municipal de Manaus (PMM), na Compensa, zona Oeste.

A intensão da prefeitura é conseguir 150 bolsas de sangue. Por conta disso, a ideia é mobilizar o maior número de pessoas para participar do gesto de solidariedade. 

O titular da Semad, Lucas Bandiera, destacou que incentivar a doação de sangue entre os servidores é uma política de gestão da Prefeitura de Manaus, sob as orientações do prefeito Arthur Virgílio Neto. “A Prefeitura de Manaus é parceira do Hemoam há 24 anos. É o momento em que o servidor pode contribuir com a cidade de outra forma, com a solidariedade. Para doar, por lei municipal, o servidor recebe dois dias de folga, um no ato da doação e outro com data a escolher em até 30 dias após a ação”, frisa.

Para a chefe da Gerência de Desenvolvimento do Servidor da Semed, Wânia Braga, as  campanhas anteriores organizadas pela rede municipal de ensino conseguiram um número significativo de doadores aptos. Segundo ela, só de servidores da Semed já foram doadas 114 bolsas de sangue, por conta disso, ela acredita que essa edição será um sucesso. “Tendo em vista a massiva participação dos nossos servidores em campanhas passadas, acreditamos que teremos um número significativo de bolsas de sangue, pois essa ação envolve servidores de outras secretarias e a sociedade como um todo”, salienta.   

Doação

Para doar é necessário apresentar documento com foto, ter entre 16 e 69 anos e pesar acima de 50kg. Além disso, o FHemoam recomenda que as pessoas tenham jantado na noite anterior e feito um dejejum reforçado no dia da doação, além de terem dormido ao menos seis horas na noite anterior e não ter ingerido bebidas alcoólicas 12 horas antes da doação.

Os menores de 17 anos devem  apresentar uma autorização por escrito de seus pais ou responsáveis no momento da triagem. As pessoas que efetivarem a doação terão direito a dois dias de  folga, sendo a primeira no dia da doação e outra a sua escolha, em um período de até 30 dias, a contar da data que a pessoa doou sangue.

 Hemoam alerta que quem teve diagnóstico de hepatite após os 11 anos de idade, grávidas, mães que estejam amentando e pessoas que estão expostas a doenças transmissíveis pelo sangue, como Aids, hepatite, sífilis e doenças de Chagas, não poderão doar.


Siga-nos no
O Portal do Holanda foi fundado em 14 de novembro de 2005. Primeiramente com uma coluna, que levou o nome de seu fundador, o jornalista Raimundo de Holanda. Depois passou para Blog do Holanda e por último Portal do Holanda. Foi um dos primeiros sítios de internet no Estado do Amazonas. É auditado pelo IVC e ComScore.

ASSUNTOS: doação, Manaus, sangue, Amazonas

+ Amazonas