Compartilhe este texto

Merenda escolar indígena tem R$ 1,7 milhão em chamada pública no Amazonas

Por Portal Do Holanda

13/12/2019 11h28 — em
Amazonas



Manaus/AM - A Secretaria de Estado de Educação e Desporto lançou, na quinta-feira (12/12), a terceira chamada pública para aquisição de merenda escolar voltada às comunidades indígenas do Amazonas. O edital, que ficará aberto até o dia 29 de janeiro de 2020 e contará com investimento de aproximadamente R$ 1,7 milhão, deverá atender a 36 municípios do Estado. O edital já está disponível no site da Secretaria.

Ao todo, a chamada pública englobará 93 gêneros alimentícios – como guaraná, mangarataia, ariá (uma espécie de erva) e tucupi, dentre outros itens típicos da alimentação indígena – dos municípios de Alvarães, Amaturá, Anamã, Atalaia do Norte, Autazes, Barreirinha, Benjamin Constant, Boca do Acre, Borba, Canutama, Carauari, Coari, Fonte Boa, Humaitá, Ipixuna, Itacoatiara, Itamarati, Japurá, Jutaí, Lábrea, Manaquiri, Manaus, Manicoré, Maraã, Maués, Nhamundá, Parintins, Pauini, Santa Isabel do Rio Negro, Santo Antônio do Içá, São Gabriel da Cachoeira, São Paulo de Olivença, Tabatinga, Tefé, Tonantins e Uarini.

Com o edital, a Secretaria beneficiará mais de 60 escolas do Amazonas, respeitando ao máximo as especificidades dos produtores indígenas do interior. “A seleção destes itens se fez de acordo com a vocação agrícola e hábitos alimentares desses povos atendidos pela chamada pública”, afirmou o integrante do Núcleo de Apoio a Programas de Economia Regional (Naper), Alan Girão.

Economia 

Segundo Alan Girão, a chamada pública Indígena trará não somente melhor qualidade de vida aos estudantes, como também gerará emprego e renda nos municípios. “Além de promover essa distribuição de renda dentro das comunidades, estaremos respeitando a cultura e os hábitos desses povos”, completou o integrante do Naper.

Foto: Eustáquio Libório/Portal do Holanda


Siga-nos no
O Portal do Holanda foi fundado em 14 de novembro de 2005. Primeiramente com uma coluna, que levou o nome de seu fundador, o jornalista Raimundo de Holanda. Depois passou para Blog do Holanda e por último Portal do Holanda. Foi um dos primeiros sítios de internet no Estado do Amazonas. É auditado pelo IVC e ComScore.

ASSUNTOS: chamada pública, edital, merenda escolar, municipios, Amazonas

+ Amazonas