Compartilhe este texto

Marcelo Dutra defende fortalecimento do Plano de Desmatamento nos municípios do Amazonas

Por Portal Do Holanda

05/12/2018 16h12 — em
Amazonas


Foto: Divulgação

O secretário de Estado do Meio Ambiente (Sema) e presidente do Instituto de Proteção Ambiental do Amazonas (Ipaam), Marcelo Dutra defendeu, nesta quarta-feira (05), durante o encerramento da 16ª Reunião Ordinária do Fórum Permanente de Secretários Municipais de Meio Ambiente (Fopes), o fortalecimento Plano de Ação para Prevenção e Controle do Desmatamento na Amazônia Legal (PPCDAm) por parte das prefeituras dos 62 municípios do Amazonas.

Acompanhado do procurador do Ministério Público de Contas do Tribunal de Contas do Estado (MPC), Ruy Marcelo Alencar de Mendonça e do secretário executivo-adjunto da Sema, coronel da Polícia Militar do Amazonas (PMAM) Denis Sena, Dutra abriu o último dia do encontro com os secretários municipais, no espaço Tapiri Ambiental do Ipaam, alertando sobre os compromissos dos gestores brasileiros quanto a garantia da qualidade do meio ambiente. 

Para ele, tão importante quanto à educação e a saúde é, também, o meio ambiente com estratégias de desenvolvimento sustentável.

O secretário da Sema e presidente do Ipaam lembrou que, neste ano, o PPCDAm reforçou o combate do desmatamento e às queimadas no arco dos municípios do Sul do Amazonas, onde o órgão de controle ambiental aplicou mais de R$ 9 milhões em multas por diversos crimes ambientais. Ele alertou que o plano precisa ser reforçado com ações antecipadas para prevenir danos ambientais maiores.

No entendimento de Dutra, o desmatamento e a queimada são dois crimes nefastos para o ser humano, porque traz perdas para a biodiversidade, recursos hídricos, carbono (que volta para atmosfera) e aos ciclos econômico e ambiental. “Perde todo mundo. As queimadas licenciadas no país não chegam a 3%. Temos que combater o uso do fogo descontrolado. Quem queima sem licença, queima de qualquer jeito”, finalizou.  

 


Siga-nos no
O Portal do Holanda foi fundado em 14 de novembro de 2005. Primeiramente com uma coluna, que levou o nome de seu fundador, o jornalista Raimundo de Holanda. Depois passou para Blog do Holanda e por último Portal do Holanda. Foi um dos primeiros sítios de internet no Estado do Amazonas. É auditado pelo IVC e ComScore.

ASSUNTOS: marcelo dutra, meio ambiente, Amazonas

+ Amazonas