Compartilhe este texto

Gastos administrativos em pesquisa e inovação deve ganhar incentivos fiscais

Por Portal Do Holanda

29/11/2019 9h08 — em
Amazonas



Manaus/AM - O projeto de lei 5.196/19 permite às empresas instaladas na Zona Franca de Manaus (ZFM)  incluir como gastos com pesquisa, desenvolvimento e inovação (PDI) as despesas administrativas realizadas com infraestrutura física e laboratórios de instituições científicas, tecnológicas e de inovação (ICTs), informa a Agência Câmara.

Pela proposta, que tramita na Câmara dos Deputados, as despesas administrativas deverão estar limitadas a 20% dos gastos totais com PDI. O texto altera a Lei 8.387/91, que instituiu incentivo fiscal para as empresas da Zona Franca investirem em PDI.

O projeto foi apresentado pelo deputado Marcelo Ramos (PL-AM) e resgata um dispositivo semelhante aprovado pelo Congresso Nacional em 2018 e vetado pelo então presidente Michel Temer. O deputado afirma que as despesas administrativas, como pagamento de mão de obra especializada, são um componente básico dos gastos com PDI, e merecem ser incentivadas.

“A administração desses recursos e dessa mão-de-obra não deixa de ser atividade importante ao pleno transcurso dos esforços de pesquisa”, disse Ramos.

O projeto também resgata outro dispositivo vetado, que determina que, a partir de 2015, os relatórios descritivos das atividades de PDI, exigidos pela Lei 8.387/91, serão considerados aprovados no prazo de cinco anos, contado da sua entrega, se não houver manifestação contrária da Superintendência da Zona Franca de Manaus (Suframa).

A Suframa é o órgão que administra a Zona Franca e fiscaliza os incentivos tributários concedidos às empresas instaladas na região.

Tramitação

O projeto será analisado em caráter conclusivo pelas comissões de Ciência e Tecnologia, Comunicação e Informática; Finanças e Tributação; e Constituição e Justiça e de Cidadania.

Foto: Pablo Valadares/Agência Câmara


Siga-nos no
O Portal do Holanda foi fundado em 14 de novembro de 2005. Primeiramente com uma coluna, que levou o nome de seu fundador, o jornalista Raimundo de Holanda. Depois passou para Blog do Holanda e por último Portal do Holanda. Foi um dos primeiros sítios de internet no Estado do Amazonas. É auditado pelo IVC e ComScore.

ASSUNTOS: incentivo fiscal, inovação, PD&I, pesquisa, zona franca, Amazonas

+ Amazonas