Compartilhe este texto

Médicos reimplantam pênis de homem 23h após ter sido cortado

Por Portal Do Holanda

07/07/2020 11h58 — em
Mundo


Foto: Reprodução

Cirurgiões no Reino Unido reimplantaram o pênis de um homem quase um dia após ter sido cortado e ficado sem sangue. Segundo o relatório feito pelos médicos e disponível no renomado periódico British Medical Journal, este é o tempo mais longo documentado na medicina em que o órgão ficou sem suprimento de sangue e ainda foi replantado com sucesso.

Segundo o UOL, relato do caso diz que seis semanas após a operação, a uretra do jovem já estava funcionando novamente, assim como a sensação também retornara ao pênis. Graças às artérias e veias cuidadosamente reimplantadas, o paciente foi capaz de alcançar uma ereção completa. 

"O sucesso deste caso, portanto, deve incentivar os cirurgiões a tentar o reimplante peniano, mesmo com tempo prolongado de isquemia [perda de suprimento sanguíneo], devido ao possível sucesso e aos possíveis efeitos físicos e psicossociais da perda de órgãos para o paciente", escrevem os cirurgiões dos hospitais universitários Birmingham NHS Foundation Trust.

O reimplante de pênis é raro —há apenas cem casos registrados na literatura médica. Infelizmente, o tratamento geralmente é adiado, pois poucos médicos estão familiarizados com o que fazer e a emergência não está bem documentada na literatura.

O caso britânico

O paciente do caso descrito no BMJ era um homem de 34 anos com histórico de esquizofrenia paranoide que havia tentado se matar durante um episódio psicótico.

Encontrado 15 horas depois, o paciente foi imediatamente levado ao hospital, onde foi ressuscitado e levado para a sala de operações.

Os principais vasos sanguíneos que correm ao longo da parte superior do pênis foram rapidamente identificados e considerados em boas condições de funcionamento; para ligar a veia de volta ao pênis foram necessários enxertos a partir de uma veia do braço.

Infelizmente, um dos principais nervos rompidos recuou muito para voltar a ser reconectado, mas os vasos reconectados devolveram o sangue ao tecido peniano.

"O fluxo arterial foi estabelecido mais de 8 horas após a chegada ao hospital devido às lesões concomitantes do paciente, tornando o tempo total de isquemia em 23 horas", diz o relatório do caso.


Siga-nos no
O Portal do Holanda foi fundado em 14 de novembro de 2005. Primeiramente com uma coluna, que levou o nome de seu fundador, o jornalista Raimundo de Holanda. Depois passou para Blog do Holanda e por último Portal do Holanda. Foi um dos primeiros sítios de internet no Estado do Amazonas. É auditado pelo IVC e ComScore.

ASSUNTOS: médicos, pênis cortado, pênis reimplantado, Reino Unido, Mundo

+ Mundo