Compartilhe este texto

Após foguetes lançados contra Tel Aviv, Israel ataca faixa de Gaza

Por Portal Do Holanda

14/03/2019 22h38 — em
Mundo



O Exército israelense lançou um bombardeio contra a faixa de Gaza na noite desta quinta-feira (14), horas após dois foguetes terem sido disparados do lado palestino em direção a Tel Aviv. 
De acordo com o site Folha Apress, o ataque feito da faixa de Gaza fez dispararem os alarmes na cidade, a primeira vez que isso acontece desde 2014. 

Não está claro se os foguetes foram interceptados pelo sistema antiaéreo de Israel ou se caíram antes de atingir o alvo. O prefeito de Tel Aviv, Ron Huldai, disse à TV estatal que um dos foguetes caiu no mar. Não houve registro de feridos ou de destruição causados pelos artefatos.

O Hamas, grupo radical islâmico que controla a faixa de Gaza, disse em nota que não tinha ligação com o ataque e prometeu tomar medidas contra os responsáveis pela ação. 

A Jihad Islâmica e os Comitês de Resistência Popular, duas facções armadas menores, também negaram a responsabilidade no episódio.

Analistas israelenses especularam que os militantes palestinos que se opõem a qualquer acordo entre o Hamas e Israel estão por trás dos lançamentos, já que líderes da facção islâmica participam atualmente de conversas mediadas pelo Egito em busca de um cessar-fogo na região. 

Apesar disso, o porta-voz das Forças Armadas israelenses apontou que o Hamas é responsável por tudo que acontece na região. 
Pouco depois, aviões israelenses lançaram um ataque aéreo contra dois postos do Hamas na faixa de Gaza. Não há informação ainda sobre mortos ou feridos.

O governo israelense informou apenas que a ação teve como alvo o que classificou como "centros de terror". 

A resposta israelense aconteceu após uma reunião de emergência convocada pelo premiê Binyamin Netanyahu, de acordo com o jornal local Haaretz. 

O episódio acontece a menos de um mês das eleições legislativas, marcadas para 9 de abril, que podem tirar Netanyahu do cargo de premiê. Segundo as pesquisas mais recentes, seu partido  aparece em segundo lugar, atrás da sigla centrista Kahol Lavan (Azul e Branco), do general da reserva Benny Gantz e do ex-âncora de TV Yair Lapid. 


Siga-nos no
O Portal do Holanda foi fundado em 14 de novembro de 2005. Primeiramente com uma coluna, que levou o nome de seu fundador, o jornalista Raimundo de Holanda. Depois passou para Blog do Holanda e por último Portal do Holanda. Foi um dos primeiros sítios de internet no Estado do Amazonas. É auditado pelo IVC e ComScore.

ASSUNTOS: Mundo

+ Mundo