Compartilhe este texto

Dicas para se recolocar no mercado de trabalho

Por Portal Do Holanda

09/01/2018 16h45 — em



Olá, sejam bem vindos a mais nova coluna do Portal do Holanda “Empregabilidade em Pauta” que terá conteúdos novos todas as terças-feiras abordando temas atuais sobre empregabilidade, entrevista de emprego, dicas de vagas e tendências no mercado em âmbito regional, nacional e internacional. Além de dicas de comportamento organizacional para você se manter empregado e conquistar mais espaço no mercado.

Antes de iniciarmos, vou falar um pouco sobre minha carreira para que você, leitor, tenha ciência de quem sou e confie no meu trabalho. Pois bem, sou administrador de Empresas com especialização em Recursos Humanos, possuo mestrado em Ciências da Comunicação e atuo há mais de 7 anos como consultor Organizacional e Orientador de Carreira. Também sou professor universitário há 6 anos e atualmente gerencio projetos e consultorias, além de aconselhamento de carreira, vivências em empresas dos Segmentos Industrial, Serviços e Comércio. Agora que estamos devidamente apresentados, no artigo de hoje vamos falar de uma realidade no país: O desemprego!

As estatísticas se atualizam constantemente afirmando que existem 2 milhões de desempregados no Brasil, número assustador, e há quem diga que se você esta empregado segure seu emprego! Pois a dificuldade para voltar ao mercado não é a tarefa mais fácil. Mas chega dessas noticias preocupantes, o meu papel aqui é te levar para o caminho certo da Empregabilidade!Falando nisso você sabe o que é Empregabilidade? O Termo Empregabilidade vem da capacidade do indivíduo em se manter empregado, que muita gente confunde em estar com a Carteira de Trabalha repleta de contratos assinados por várias empresas. E na prática, não é isso. É como você consegue se manter bem no emprego, ter uma boa imagem, permanecer por muito tempo em uma organização e quando sair dela você, ser indicado para outras, certo?

Então vai duas dicas importante pra você que está procurando essa recolocação no mercado:

1-    Procure analisar o porquê da sua saída na última empresa, observe aquilo que fez você estar disponível para o mercado, às vezes algumas empresas colocam ‘N’ desculpas no momento da demissão como redução de quadro, seu ciclo encerra aqui e etc.. Às vezes realmente é essa a razão da demissão, mas nem sempre pode ser assim, busque com seus ex-colegas de trabalho, amigos, família, aquilo que você precisa melhorar, aperfeiçoar. Busque um autoconhecimento e se dedique na aprimoração daquilo que você tem de melhor, exemplo: Se muita gente diz que você precisa melhorar o jeito que se expressa, sem gírias, melhorar a fala em público, ouça! E procure cursos, palestras meios que possam fazer você evoluir, e não cometer os mesmos erros.

2-    Vista-se de coragem, faça um bom currículo e vá a Luta!

É isso mesmo, o mercado tá em crise? Sim! Tá difícil? Sim! Mas a vida não é fácil pra ninguém e você ficar em casa não vai mudar nada, então busque o ânimo dentro de você, se aproxime de pessoas que te passam boas energias, se vista bem e prepare um bom currículo!

Bom, no próximo artigo vou detalhar mais sobre roupas para ir atrás de emprego e como fazer um bom currículo, tudo bem?Eu vou ficando por aqui e qualquer dúvida me procura procure nas redes sociais.

Antonio Carlos Filho / Consultor Organizacional / Especialista em Recursos Humanos


Siga-nos no
O Portal do Holanda foi fundado em 14 de novembro de 2005. Primeiramente com uma coluna, que levou o nome de seu fundador, o jornalista Raimundo de Holanda. Depois passou para Blog do Holanda e por último Portal do Holanda. Foi um dos primeiros sítios de internet no Estado do Amazonas. É auditado pelo IVC e ComScore.

ASSUNTOS: empregabilidade

+