Compartilhe este texto

Profissões: Administrador de Empresas, quais as perspectivas no cenário atual?

Por Portal Do Holanda

24/04/2018 12h00 — em



Olá seguidores, a partir de hoje o empregabilidade em Pauta inicia com o quadro : Profissões, vamos manter vocês informados sobre as profissões do momento e sempre convidar alguém que esta se destacando no mercado. Hoje falaremos sobre a profissão de administrador de empresas, que historicamente, o ensino de Administração no Brasil passou por dois momentos marcados pelo currículos mínimos aprovados em 1966 e 1993, culminando com a apresentação da proposta de diretrizes curriculares para os cursos de graduação em Administração elaboradas pelos autores em 1998, quando eram membros da Comissão de Especialistas de Ensino de Administração da SESu/MEC.

Hoje, para o quadro Profissões entrevistei o Administrador Felipe Malcher, atuante na docência de Pós Graduação na Cidade, Consultorias e Concursado em uma Empresa Pública, fiz algumas perguntas a ele, acompanhem está muito bacana.

 

1-    Como foi o seu processo de escolha de profissão?

Eu escolhi ser administrador por gostar de liderar pessoas e por, desde cedo, assumir responsabilidades sobre Finanças, equipes, planejamento, etc. O primeiro anseio surgiu quando me vi forçado a prestar vestibular no último ano do ensino médio. Modéstia à parte, sempre gostei de estudar quase diversas matérias e áreas de conhecimento, exceto a educação física (risos) e tudo que tivesse sangue no meio. Então, tive certa dificuldade em escolher a área para qual prestaria vestibular. Fiz um teste vocacional que apontou para administração e engenharia. Optei então pela administração. À época dessa terrível escolha eu presidia a comissão de formatura da minha turma de finalistas e consegui ter uma noção bem pesada do que era administrar recursos e gerir pessoa para um objetivo comum, mesmo sem ter a técnica que seria aprendida na faculdade anos depois.

 

2-    Quais os percalços e benefícios da profissão?

Os percalços estão, a meu ver, por toda a carreira do administrador. Por ser uma área de atuação abrangente, ela demanda do profissional constante atualização e superação de obstáculos pessoais e profissionais.

Por sua vez, os benefícios surgem justamente como face positiva dos riscos e percalços encontrados. A maturidade profissional se dá com a prática da profissão. Como o foco da administração eh a geração de resultados baseados na boa tomada de decisão nas organizações, temos benefícios múltiplos gerados para diversas vertentes: organizacional, pessoal, social, ambiental, governamental e cultural, por exemplo.

 

3-    Qual a dica que você dá para quem escolheu a profissão ou pretende atuar?

Eu sou um pouco suspeito para falar pois eu sou um profissional feliz e realizado. Eu indico aos iniciantes muita paciência no primeiro momento. Tal como em outras profissões, o resultado do nosso trabalho inicial não vem de imediato. O início é bastante sofrido, mas com o passar do tempo é preciso sempre buscar desafios e voar mais alto. Um pouco de ambição não faz mal e é necessário para enfrentar as feras do mercado. Proatividade na medida certa e sempre ter humildade no trato com sua equipe, seja você chefe ou não, pois nunca se sabe o dia de amanhã. Eu tive a sorte de encontrar profissionais que foram mais que colegas, foram professores. Eu não os decepcionei e me tornei um colega de profissão de respeito

Então seguidores, essa foi a profissão de hoje, para mais informações sigam @fellipemalcher, acredito que esse administrador contribuiu muito para a construção de ideias e escolha de profissão.

Fico por aqui e me sigam no Instagram para contatos @antoniocarloscfilho, até a próxima.


Siga-nos no
O Portal do Holanda foi fundado em 14 de novembro de 2005. Primeiramente com uma coluna, que levou o nome de seu fundador, o jornalista Raimundo de Holanda. Depois passou para Blog do Holanda e por último Portal do Holanda. Foi um dos primeiros sítios de internet no Estado do Amazonas. É auditado pelo IVC e ComScore.

ASSUNTOS: emprego, profissão

+