Compartilhe este texto

STJ decide manter foro privilegiado de desembargadores

Por Portal Do Holanda

21/11/2018 10h46 — em
Brasil



A maioria do Superior Tribunal de Justiça (STJ) decidiu nesta quarta-feira (21) pela manutenção do foro privilegiado de desembargadores, mesmo que os crimes não tenham relação com o cargo.

A decisão foi tomada no caso do desembargador do Tribunal de Justiça do Paraná, Luís César de Paula Espíndola, réu por lesão corporal. O crime não tem relação com as suas funções no TJ-PR, mas continuará tramitando no STJ.

A Corte Especial do STJ já havia recebido a denúncia contra o magistrado em novembro do ano passado. O Supremo Tribunal Federal (STF), porém, decidiu em maio de 2018 limitar o foro privilegiado de deputados e senadores a crimes cometidos no cargo e em razão do mandato parlamentar, o que motivou a discussão sobre as demais autoridades.

Por 10 votos a 3, os ministros entenderam que a manutenção da competência no STJ para julgar desembargadores não é privilégio do julgador ou do acusado, mas uma condição para que se realize justiça criminal.

“Ser julgado por juiz com duvidosa condição de se posicionar de forma imparcial, afinal, violaria a pretensão de realização de justiça criminal de forma isonômica e republicana”, afirmou o relator, o ministro Benedito Gonçalves.


Siga-nos no
O Portal do Holanda foi fundado em 14 de novembro de 2005. Primeiramente com uma coluna, que levou o nome de seu fundador, o jornalista Raimundo de Holanda. Depois passou para Blog do Holanda e por último Portal do Holanda. Foi um dos primeiros sítios de internet no Estado do Amazonas. É auditado pelo IVC e ComScore.

ASSUNTOS: Brasil

+ Brasil