Compartilhe este texto

Regras do Mais Médicos serão flexibilizadas para preencher vagas deixadas por cubanos

Por Portal Do Holanda

19/11/2018 20h02 — em
Brasil



BRASÍLIA — Para preencher de forma emergencial as mais de 8 mil vagas deixadas por cubanos no programa Mais Médicos, o governo brasileiro vai flexibilizar regras. Em seleções passadas, os médicos com diploma estrangeiro sem validação no país tinham que passar primeiro por um curso de adaptação de três semanas. Agora, eles começarão a atender sem essa preparação, que será feita de forma paralela, disse o ministro da Saúde, Gilberto Occhi.

— Vão fazer gradativamente e em paralelo essa capacitação — afirmou o ministro.

Occhi disse que vai se reunir com a equipe do presidente eleito Jair Bolsonaro na próxima semana para discutir o programa Mais Médicos. Segundo ele, o procedimento adotado pelo ministério está "alinhado" com as declarações de Bolsonaro. O futuro presidente é um crítico do Mais Médicos por considerá-lo um pretexto para financiar a "ditadura" cubana.

Bolsonaro questionou o fato de cubanos receberem apenas uma parte do salário, já que a maior parcela fica com o governo de Cuba, e colocou em dúvida a competência dos médicos formados na ilha, criticando o fato de serem dispensados de revalidar seus diplomas no Brasil, por meio de um exame nacional. A dispensa vale para todos os estrangeiros e brasileiros formados no exterior participantes do Mais Médicos. Cuba deixou o programa na semana passada alegando que as declarações do presidente eleito são desrespeitosas.

Ainda na esteira da crise assistencial nos rincões do país aberta com a saída dos cubanos, o governo estuda reformular o Revalida, exame de reconhecimento de diplomas de médico obtidos no exterior. Occhi se reuniu com o ministro da Educação, Rossieli Soares, nesta segunda-feira para estudar medidas de facilitar o acesso ao Revalida para participantes do Mais Médicos.

Uma das ideias em discussão é descentralizar o exame, usando a estrutura de 54 hospitais ligados a universidades e outros órgãos federais. Hoje, há uma edição por ano, feito em duas fases. Mas são meses entre uma etapa e outra, de forma que elas chegam a ocorrer em anos distintos.

Outra medida aventada desde a semana passada é oferecer uma abatimento aos médicos formados pelo Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) que ainda têm dívida do empréstimo para pagar ao governo. Eles teriam um desconto no financiamento como atrativo para participar do Mais Médicos. As medidas devem ser anunciadas em breve. Occhi vai se reunir com a equipe de transição de Bolsonaro na semana que vem para tratar do programa que leva médicos a área remotas do país, atendendo a cerca de 28 milhões de pessoas.

A Organização Pan-Americana da Saúde (Opas) anunciou nesta segunda-feira que os cerca de 8.300 profissionais cubanos participantes do programa Mais Médicos deixarão o Brasil até o dia 12 de dezembro . Anteriormente, a saída de todos estava prevista para ocorrer até o Natal.

Para substituir os profissionais de Cuba, o Ministério da Saúde lança na terça-feira edital com 8.517 vagas para o programa . Os candidatos devem ter registro profissional no Brasil — formados no país ou com diploma obtido no exterior validado. Os profissionais serão lotados em 2.824 municípios e 34 Distritos Sanitários Especiais Indígenas (DSEI). A previsão é de que os selecionados comecem a trabalhar no máximo entre 3 e 7 de dezembro.

No dia 27, um segundo edital será apresentado pelo governo para preencher as vagas que sobrarem. A seleção será voltada para médicos formados no exterior que não têm diploma validado no Brasil 


Siga-nos no
O Portal do Holanda foi fundado em 14 de novembro de 2005. Primeiramente com uma coluna, que levou o nome de seu fundador, o jornalista Raimundo de Holanda. Depois passou para Blog do Holanda e por último Portal do Holanda. Foi um dos primeiros sítios de internet no Estado do Amazonas. É auditado pelo IVC e ComScore.

ASSUNTOS: Brasil

+ Brasil