Compartilhe este texto

Polícia investiga compra de imóveis bilionários por presidente da Nissan, Carlos Ghosn

Por Portal Do Holanda

20/11/2018 8h20 — em
Brasil


Foto: EPA / Ansa - Brasil

RIO - Investigadores que cuidam do caso do presidente do conselho da Nissan Motor, Carlos Ghosn, expandiram sua busca por renda oculta para incluir casas compradas no exterior por subsidiárias da montadora japonesa, segundo a edição de hoje do jornal japonês "Asahi Shimbun". 

Greg Kelly, membro do conselho da Nissan, estaria por trás da aquisição das casas usadas por Ghosn em locais como Rio de Janeiro e Beirute, disseram as fontes. Kelly também foi preso em 19 de novembro por suspeita de ser cúmplice de Ghosn no esquema de fraudar os valores da remuneração do presidente do conselho da Nissan em documentos enviados ao regulador do mercado de capitais. 

Desde as prisões de Ghosn e Kelly, autoridades fizeram buscas nos escritórios da sede da Nissan em Yokohama e outros locais para desvendar o fluxo de recursos que levaram à compra das casas no exterior. Fontes ouvidas pelo jornal disseram que Kelly deu as instruções dentro da Nissan para encaminhamento da papelada legal para compra das casas, que custam vários bilhões de ienes. 

Os informes anuais da Nissan entre os anos fiscais de 2010 e 2014 dão conta que a remuneração total de Ghosn era de cerca de 4,987 bilhões de ienes (US$ 44,2 milhões), embora os promotores suspeitem que ele tenha recebido cerca de 9,998 bilhões de ienes.


Siga-nos no
O Portal do Holanda foi fundado em 14 de novembro de 2005. Primeiramente com uma coluna, que levou o nome de seu fundador, o jornalista Raimundo de Holanda. Depois passou para Blog do Holanda e por último Portal do Holanda. Foi um dos primeiros sítios de internet no Estado do Amazonas. É auditado pelo IVC e ComScore.

ASSUNTOS: Corrupção, Nissan, presidente, Brasil

+ Brasil