Compartilhe este texto

Vídeos flagram bola de fogo nos céus de cidade na Austrália

Por Portal Do Holanda

29/08/2018 16h46 — em
Bizarro


Foto: Reprodução

SYDNEY — Um brilho intenso no céu, seguido por um estrondo, assustou os moradores de Perth, no estado da Austrália Ocidental, na noite de terça-feira. A bola de fogo cruzou os céus da cidade por volta das 19h40, pelo horário local. Em redes sociais, muitos relataram ter ouvido o barulho de uma “explosão”, junto com um “brilho intenso” no céu. O fenômeno foi capturado por câmeras de segurança e instaladas em carros.

“Meu filho viu uma grande bola de luz caindo, então, um minuto depois, aconteceu uma grande explosão que sacudiu a nossa casa”, escreveu uma internauta no Facebook. “Eu pulei do sofá e corri para ver quem jogou alguma coisa na minha janela e todos os vizinhos fizeram a mesma coisa”, contou outra.

As redes sociais também foram inundadas por vídeos que gravaram o instante em que a bola de fogo surge no céu. “Eu pensei ter sido fotografado por uma câmera por estar acima do limite de velocidade. Alguma coisa brilhou no céu e começou a queimar e a cair... Mais alguém viu isso? Era um avião ou um meteoro”, escreveu um internauta, ao compartilhar um vídeo gravado pela câmera instalada em seu carro.

O Observatório de Perth reuniu alguns vídeos recebidos e os publicou no Instagram. Passe para o lado ->

 

 

As bolas de fogo acontecem quando objetos espaciais entram na atmosfera da Terra, da mesma forma que os meteoros, conhecidos popularmente como estrelas cadentes. Contudo, produzem brilho mais intenso. Caso eles toquem o solo, passam a ser chamados como meteoritos.

Em entrevista à CNN, o astrônomo Phil Bland, professor da Universidade Curtin, afirmou que o fenômeno de Perth “quase certamente” era um pedaço de asteroide queimando na atmosfera. Ele é fundador do grupo Desert Fireball Network, formado por cientistas que traçam o rastro dos meteoros para tentar localizar meteoritos.

— Existem provavelmente entre 50 mil e 60 mil meteoritos em coleções de museus espalhados pelo mundo, eles são materiais incrivelmente valiosos, de uma perspectiva científica — afirmou. — Existem tantas coisas que não sabemos sobre como o Sistema Solar se formou, de onde o material orgânico e a água vem. Em cada asteroide que encontramos temos mais informações críticas.


Siga-nos no
O Portal do Holanda foi fundado em 14 de novembro de 2005. Primeiramente com uma coluna, que levou o nome de seu fundador, o jornalista Raimundo de Holanda. Depois passou para Blog do Holanda e por último Portal do Holanda. Foi um dos primeiros sítios de internet no Estado do Amazonas. É auditado pelo IVC e ComScore.

ASSUNTOS: Bizarro

+ Bizarro