Siga o Portal do Holanda

Vem aí o Estado Policial. Saiba os riscos que isso representa para você

Publicado

em

Há uma enorme expectativa em torno do futuro do Brasil . E não é para menos: novo ano às portas, novo governo, combate à corrupção, nova proposta de inserção do país no cenário internacional. Mas o que ninguém está olhando é para o Estado Policial que vem sendo montado de forma explícita, sem reservas e suas implicações  na vida dos cidadãos. 

O ex-juiz Sérgio Moro, que notabilizou-se no combate ao esquema  de corrupção que fatiou o Brasil no governo Lula, se presta ao papel de xerife de um governo liderado por um homem sobre o qual  sabe-se quase tudo ou quase nada. Porque tudo o que disse na pré-campanha desmentiu ou negou durante o processo eleitoral. Mas seguramente é o radical que odeia as minorias e desenterra o fantasma  de uma ideologia que já morreu com a queda do Muro de Berlim  em 1989 e a  vitória do capitalismo nos países que formavam a extinta União Soviética.  Nem Cuba é mais comunista. Não no nível que tentam atribuir a um regime que tem dado sinais positivos de abertura. 

Mas o risco de um Estado policial no Brasil, envolvendo exército, policias federal, militar e civil , milícias e ministério público é evidente. Com esse aparato será fácil transformar contestadores em comunistas, pessoas que prosperaram em corruptas.  Não que não haja corruptos entre os que  prosperaram, mas essa não é uma regra, é uma exceção.

O estado policial - que terá até o COAF ao seu dispor para bisbilhotar o que cada brasileiro está comprando ou gastando - geralmente busca a chancela do Judiciário para suas ações violentas. 

E num país onde o Ministério Público não tem critérios para sustentar denúncias, fazendo-as em cima de delações nem sempre comprovadas, esse risco se torna potencialmente perigoso. 

Cabe, portanto, ao Judiciário, o papel não de mero chancelador de pedidos de prisões, mas o último refugio de cidadãos que buscam guarida em um Poder que existe como contrapeso as ações nefastas do Executivo. 

Os tempos serão outros e cabe ao  Judiciário treinar melhor seus juízes. Ou se tornará parte de um brutal desmantelamento da democracia no Brasil. 

 

+ BASTIDORES DA POLÍTICA

-

Para compartilhar esse conteúdo, por favor utilize o link ou as ferramentas oferecidas na página. Textos, fotos, artes e vídeos do Portal do Holanda estão protegidos pela legislação brasileira sobre direito autoral.

Greve dos Rodoviários em Manaus

ARENA H - TUDO SOBRE A LIGA DOS CAMPEÕES

 Siga a Coluna

Amazonas

Copyright © 2006-2018 Portal do Holanda.