Compartilhe este texto

O CNPJ que Plínio não exibiu no horário eleitoral


Por Raimundo de Holanda

15/10/2018 20h24 — em
Bastidores da Política



Plínio Valério vendeu durante a campanha eleitoral um produto escasso no mercado e ganhou cerca de 900 mil votos. O que Plinio vendeu? A ideia do politicamente  correto. O que o CPF de Plinio não mostrava, o CNPJ de sua empresa exibia: uma dívida de mais de R$ 1,5 mil em impostos não recolhidos. O eleitor de Plínio pode estar, agora, se sentindo enganado. Mas vai engolir 8 anos de seu mandato de senador, que pode ser bom ou mau. 

EXPLICAÇÃO DE PLÍNIO

Plínio Valério, o candidato do CPF  limpo, justificou: disse que a dívida era consequência de uma pendência no Imposto de Renda, mas que estava sendo pago em parcelas. Informação que ele sonegou de seus eleitores durante a campanha.

LIÇÕES QUE FICARAM

O que fica do “Caso Plínio” são duas coisas: com a internet a vida das pessoas se transformou em um diário público. A página demora a ser virada, mas quando vira causa esse tipo de constrangimento. 

@@@

A outra coisa é essa ideia do novo,  que nem sempre é moderno, atual e politicamente correto. É melhor manter o antigo sem  máscaras  e cujos defeitos já se conhece, do que  o novo maquiado e com falas prontas, vendendo o que não tem, nem poderia oferecer.  

ALIADO TRAVA

Nesta segunda,  durante o debate de candidatos ao governo na Rede Tiradentes, Amazonino Mendes disse que vai criar o Bolsa Família Estadual para ajudar “o povo desempregado” a superar a crise econômica. Wilson Lima questionou de onde sairá no dinheiro para isso, e Amazonino explicou que do crédito presumido do ICMS do gás de Coari, que deve alcançar R$ 240 milhões/ano.

@@@

A dificuldade é que o PSB, que agora apoia Wilson, está ‘travando’ a aprovação da lei que foi encaminhada à Assembleia em 2 de abril, para impedir que o governo obtenha os recursos.

 DEBATE NA OAB

A OAB Amazonas levará a debate no seu auditório hoje, os dois candidatos ao governo no segundo turno da eleição. Amazonino Mendes e Wilson Lima vão ser questionados sobre Direitos Humanos diante do Conselho Estadual de Defesa dos Direitos da Pessoa Humana.

@@@

Trata-se de uma questão delicada, uma vez que a atuação de militantes está ligada muito diretamente à violência criminal. No assalto à loteria no sábado os bandidos pediram logo a presença do DH.

 APELOS POR VOTOS

Nesta segunda semana do segundo turno eleitoral, os candidatos Bolsonaro e Haddad avançaram bastante na corrida pelos votos. Mas a vantagem continua com o militarista que conquistou 18 pontos, chegando a 59%, contra 16 pontos do petista, que chegou a 41%.

Siga-nos no

ASSUNTOS: Amazonino, Eleições 2018, plinio

Raimundo de Holanda é jornalista de Manaus. Passou pelo "O Jornal", "Jornal do Commercio", "A Notícia", "O Estado do Amazonas" e outros veículos de comunicação do Amazonas. Foi correspondente substituto do "Jornal do Brasil" em meados dos anos 80. Tem formação superior em Gestão Pública. Atualmente escreve a coluna Bastidores no Portal que leva seu nome.