Compartilhe este texto

Governo tropeça na expertise e cai na esperteza


Por Raimundo de Holanda

05/05/2019 21h19 — em
Bastidores da Política



O governo do Amazonas chega aos 125 dias ainda sem uma direção definida e com muitos setores atuando fora do eixo. A nova forma de governar posta em prática, peca justamente pela falta de  experiência de comandantes novatos.

Nota-se na atual administração uma certa confusão entre a expertise e a esperteza, que são dois substantivos que definem competências e qualidades, porém um tem seus desvios.

A expertise de ‘tarimbados’ técnicos do governo, competentes e especialistas em suas áreas, está sendo desprezada, em nome da esperteza de outros, que vêm  atropelando requisitos legais na formatação de contratos e avançam sobre o erário,  comprometendo o governo como um todo. 

O exemplo mais recente é o contrato sem licitação, da Fundação Estadual do Índio para aluguel de carros de uma locadora a um custo de R$ 2,5 milhões. 

A fórmula de governar com os que na oposição combatiam tenazmente o governo, como sempre está se revelando ineficaz. O porquê é simples: falar é fácil; fazer é bem mais difícil.

O governo ignora o limite conceitual entre o saber e o saber-fazer, que é tênue e contextual. Aí é que se ‘complicam’ com a realidade os espertos que se inspiravam em teses e falácias.

 

Siga-nos no

ASSUNTOS: Amazonas, Bolsonaro, Brasil, espertise, governo do amazonas, wilson lima

Raimundo de Holanda é jornalista de Manaus. Passou pelo "O Jornal", "Jornal do Commercio", "A Notícia", "O Estado do Amazonas" e outros veículos de comunicação do Amazonas. Foi correspondente substituto do "Jornal do Brasil" em meados dos anos 80. Tem formação superior em Gestão Pública. Atualmente escreve a coluna Bastidores no Portal que leva seu nome.