Compartilhe este texto

Candidato vende ilusões. Cuidado, não compre!


Por Raimundo de Holanda

04/10/2018 21h45 — em
Bastidores da Política



O eleitor ainda vota por paixão.  Mesmo que em razão de suas escolhas a vida piore e o desemprego cresça. E essa é uma eleição atípica,  marcada pelo oportunismo que catapulta da telinha da tv para o imaginário das pessoas os vendedores de sonhos.    Sonhos que logo se transformam em pesadelos quando confrontados com a realidade que eles só conheciam superficialmente. 

O resultado quase sempre é um desastre, com repercussão na economia, no emprego, no pão que se torna escasso sobre a mesa, na desilusão coletiva, no desespero de quem acaba se sentindo vítima de um jogo de poder marcado pela mentira e pela fraude.

A  quatro dias da eleição é fácil identificar quem joga esse jogo que faz do eleitor uma vítima: é só perceber a palavra mágica que ele traz na boca: renovação, quando não tem história, não tem conteúdo, não tem experiência, não tem princípios. É um novo oco, contaminado e dominado por grupos que olham o governo como um pão a ser fatiado entre eles.

É preciso votar consciente e não se deixar contaminar. A experiência conta muito, a vivência conta muito, a idade conta muito, os projetos contam muito, o futuro conta demais. Mas esse futuro só será seguro se cada eleitor votar consciente, sem paixão, pensando exclusivamente  no desenvolvimento do Estado, na geração de empregos e na felicidade.

ACUSADO E CANDIDATO 

Candidato  a deputado estadual pela Coligação Renova Amazonas, o médico-cirurgião Rogelio Alonso Campuzano, de 35 anos, foi preso em 2005, acusado de facilitar o tráfico de drogas de Bogotá para os mercados do Brasil, Estados Unidos e Europa.

INSEGURANÇA JURÍDICA

De acordo com o presidente do CIEAM, empresário Wilson Périco, quem vencer a batalha pelo governo no Amazonas terá que garantir segurança jurídica para investimentos no Pólo Industrial de Manaus. “O resguardo da segurança jurídica, frequentemente violentada, é o X da questão produtiva e da relação transparente que devemos construir”, afirma ele em artigo divulgado nas redes.

ELOGIOS AO GOVERNO

Diferentemente  dos discursos virulentos que costuma fazer na Assembleia Legislativa criticando o governo, o deputado Cabo Maciel (PR)  elogiou ontem a Secretaria de Segurança Pública do Estado do Amazonas pela entrega de viaturas traçadas de quatro rodas para atender as demandas das polícias Militar e Civil em vários municípios do Estado.

REELEIÇÃO DE GOVERNADORES

As últimas pesquisas de intenção de voto indicam que PSDB e MDB são os partidos com chances de reeleger o maior número de governadores nas eleições gerais do próximo domingo. Em 2014, 11 governadores foram reeleitos e neste ano os dados mostram que 17 deles poderão obter suas reeleições.

PETISTAS EM POLVOROSA

Na antevéspera da batalha eleitoral nas urnas, é evidente o racha no PT depois dos números negativos das pesquisas realizadas pelos institutos  Ibope e Datafolha. O grupo de Fernando Hadad e a cúpula nacional petista entraram em choque, desesperados com o alto índice de rejeição de Haddad e temem um desastre nas urnas . 

Siga-nos no

ASSUNTOS: Eleições 2018, governo do amazonas

Raimundo de Holanda é jornalista de Manaus. Passou pelo "O Jornal", "Jornal do Commercio", "A Notícia", "O Estado do Amazonas" e outros veículos de comunicação do Amazonas. Foi correspondente substituto do "Jornal do Brasil" em meados dos anos 80. Tem formação superior em Gestão Pública. Atualmente escreve a coluna Bastidores no Portal que leva seu nome.