Compartilhe este texto

Bolsonaro foi buscar inspiração no lado violento de cada um de nós


Por Raimundo de Holanda

05/10/2018 21h50 — em
Bastidores da Política



Existem fatos e momentos que sempre se repetem na história. As reações autodestrutivas estão entre eles. Neste domingo o Brasil vai às urnas com a clara intenção de eleger um homem que incita o ódio e prega a violência como forma de mudança.

Não se trata de nenhum louco ou descompensado. Mas de um político que enxergou o íntimo violento que existe em cada um de nós. E nessa intimidade ele moldou sua proposta.

 Na segunda semana de agosto estudo do FBSP mostrou que no Brasil acontecem 606 casos de violência doméstica e 164 estupros por dia.

São apenas os notificados, que não ultrapassam 10%, o que eleva o número para 500 mil casos por ano. Os homicídios chegaram a 60 mil, e 221 mil mulheres sofreram violência doméstica. Isso alimentou o ódio e o sentimento de vingança que se revelam nos linchamentos, na matança pelas ruas de supostos assassinos, espancados por multidões enfurecidas. Há um desapareço com a lei. 

O brasileiro vive uma revolta íntima que alimenta seu lado violento. E no domingo muitos vão às urnas com a frase pronta na boca: “Bolsonaro vai botar ordem na porra desse país.”

 VOTAR COM CAMISETA

Usar camisetas do seu candidato nos locais de votação, mas sem fazer propaganda ou aglomeração padronizada está permitido pelo TSE neste primeiro turno das eleições. De acordo com a lei eleitoral também são proibidas as manifestações coletivas e ruidosas.

855 CANDIDATOS

De um total de 855 candidatos que solicitaram registro de candidatura junto ao TRE, até ontem tinham sido liberados 724 para participar do pleito deste domingo. Ainda restam 16 pedidos para serem julgados, o que pode elevar o número para 740 participantes.

Desse total vão sair no domingo dois candidatos a governador para disputar o segundo turno: dois senadores, oito deputados federais e 24 deputados estaduais eleitos ou reeleitos.

VEREADORES CONVOCADOS 

Os vereadores da Câmara Municipal de Manaus (CMM) foram convocados para reunião extraordinária neste sábado (6), às vésperas da eleição, para votar projeto enviado pela Prefeitura de Manaus afim de garantir passagem gratuita neste domingo (7). A convocação foi feita pelo presidente da Casa, vereador Wilker Barreto (PHS).

@@@

Wilker explicou que a dificuldade pode ser em formar quórum mínimo de 21 parlamentares presentes na sessão, pois boa parte cumpre agenda de campanha no interior do Estado. 

ABERTO AO DIÁLOGO

Legenda pequena, sem sequer possuir candidato ao Senado no Amazonas, o PSL, segundo o seu presidente, coronel Ubirajara Rosses, está pronto para dialogar com todos os partidos buscando apoio no Estado para Jair Bolsonaro no provável segundo turno da eleição presidencial. O PSL, de acordo com o coronel, está de portas abertas para quem quiser dialogar.  

 R$ 1,6 MILHAO PARA UFAM

O Ministério da Saúde anunciou o reforço de 60 profissionais para trabalhar nos serviços de nefrologia e na UTI pediátrica do HUGV. Também destinou   R$ 1,6 milhão para a reforma de prédios administrativos da Universidade Federal do Amazonas.

BOLSA FAMÍLIA

Números do jornal Estadão mostram que o governo Michel Temer é mais eficiente que a gestão petista de Dilma Rousseff em relação ao Programa Bolsa Família. Em 2016, foram 13,57 milhões de famílias atendidas enquanto que no ano seguinte Temer elevou para 13,85 milhões o número de famílias beneficiadas pelo programa.

Siga-nos no

ASSUNTOS: Bolsonaro, eleição 2018, ódio

Raimundo de Holanda é jornalista de Manaus. Passou pelo "O Jornal", "Jornal do Commercio", "A Notícia", "O Estado do Amazonas" e outros veículos de comunicação do Amazonas. Foi correspondente substituto do "Jornal do Brasil" em meados dos anos 80. Tem formação superior em Gestão Pública. Atualmente escreve a coluna Bastidores no Portal que leva seu nome.