Compartilhe este texto

A ameaça de Bolsonaro


Por Raimundo de Holanda

28/09/2018 22h18 — em
Bastidores da Política



Acossado por declarações ‘pesadas’ de seus amigos e admiradores militares, o candidato Jair Bolsonaro revelou nesta sexta-feira claramente o perigo a que o país se expõe com a sua candidatura militarizada. “Não posso falar pelos comandantes, mas não aceito resultado diferente da minha eleição”.

Atacando as pesquisas e a falta de segurança das urnas eletrônicas, o capitão do Exército deixou extravasar o autoritarismo de sua veia militar e o desejo implícito da caserna.

Não aceitar uma possível derrota nas urnas, dito tão claramente, coloca no jogo da política o ‘poder da força’ cultuado por bolsonaristas, e temido por defensores da democracia.

NÃO AO FASCISMO

Neste sábado, acontece em Manaus, no Largo São Sebastião, a manifestação do Movimento Mulheres Contra o Fascismo. O ato se repete em mais de 100 cidades brasileiras e dezenas de cidades do exterior, dentre as quais Lisboa, Berlim, Lyon e Barcelona.

 AMAZONINO E O VOTO LIVRE

“O voto é da consciência livre de qualquer cidadão”. Assim definiu ontem em nota oficial, o governador Amazonino Mendes, a prática eleitoral de seu governo, depois que o MP recomendou que não haja qualquer tipo de coação a servidor para atuar em sua campanha.

 MARINA, MARINA...

Marina Silva voltou ontem à cidade onde viveu um período de sua vida, mas não é muito benquista como candidata a presidente, por ter ‘atrapalhado’ o asfaltamento da BR-319. Na época ministra do Meio Ambiente de Lula, Marina não liberou a licença para a obra.

 HADDAD EM MANAUS

Já o petista Fernando Haddad vem neste sábado a Manaus com um discurso ‘pronto’ em defesa da Zona Franca e do asfaltamento da BR-319, segundo sua assessoria. É uma mudança de rota, uma vez que foi nos governos do PT que as obras foram paralisadas por falta de licença.

TERMINAL PRIVATIZADO

Apesar de superavitário, com uma gorda receita de R$ 92 milhões, o Terminal de Cargas do Aeroporto Internacional Eduardo Gomes deverá ser privatizado. “Esse absurdo não tem paralelo”, diz o deputado José Ricardo (PT), ao comentar denúncia de funcionários da Infraero sobre a privatização.

PUNIÇÃO A GAZETEIROS

Diferentemente da Assembleia Legislativa, que adotou recesso branco nesta reta final de eleições, na Câmara Municipal de Manaus o vereador candidato que faltar às sessões plenárias da próxima semana será punido com rigor em seus salários, promete Wilker Barreto (PHS), presidente da Casa.

“MALUQUICE TRIBUTÁRIA”

Além do sistema tributário brasileiro ser “uma maluquice”, o pior de tudo, de acordo com o deputado Serafim Corrêa (PSB), é a falta de propostas dos presidenciáveis para mudar o sistema. “Propostas há apenas no sentido de piorar a maluquice, como a recriação da CPMF”, aponta ele.

Siga-nos no

ASSUNTOS: amazonino-wilson-david, Bolsonaro, Eleições 2018

Raimundo de Holanda é jornalista de Manaus. Passou pelo "O Jornal", "Jornal do Commercio", "A Notícia", "O Estado do Amazonas" e outros veículos de comunicação do Amazonas. Foi correspondente substituto do "Jornal do Brasil" em meados dos anos 80. Tem formação superior em Gestão Pública. Atualmente escreve a coluna Bastidores no Portal que leva seu nome.