Compartilhe este texto

A Amazônia está queimando e Bolsonaro é em grande parte responsável


Por Raimundo de Holanda

22/08/2019 21h38 — em
Bastidores da Política



A floresta está queimando e com ela boa parte de nossos neurônios. E muitas bobagens são ditas. Mas surpreende que autoridades da ONU digam que a floresta produz a maior parte do oxigênio do Planeta. O que não é verdade.  A Amazônia  consome, no processo de fotossíntese,  quase totalmente o oxigênio que produz,  embora seja inegável que sua destruição contribui  para o aquecimento global. É repetitivo dizer que a maior parte do oxigênio vem das algas marinhas. Mas são tempos de conceitos confusos; de ambientalistas que não sabem muito bem o que defendem, e de um presidente perto da loucura. 

Não é de todo exagero dizer que Bolsonaro é um incendiário: onde ele toca tem confusão e os  conceitos equivocados sobre a Amazônia se não provocaram todos os incêndios nesse período, de certa forma estimularam as queimadas que estão  ocorrendo de forma tão agressiva que começam a escandalizar  o mundo. 

DO PREFEITO ARTHUR -"A negligência com a Amazônia já causa um desgaste diplomático ao Brasil e eu vejo a perspectiva de boicote a produtos brasileiros, além de ameaça militar. Não à toa o presidente (francês) Macron convoca a cúpula do G7 para discutir os incêndios na Amazônia. É um momento muito delicado".

PROPOSTA INDECENTE - O que menos um estado em crise precisa é ficar descapitalizado. Especialmente quando se trata das instituições financeiras de fomento à produção e empreendedorismo. Mas a porta-voz política do governo fez uma ‘sugestão’ para esvaziar o fundo de garantia da Afeam.

TORRANDO DINHEIRO - Depois de conversar com Wilson Lima, Alessandra Campêlo encaminhou ao governo uma indicação para que os 400 milhões que geram garantias para a Afeam sejam usados para pagar parcela do 13º dos servidores. Vão gastar tudo em um mês e o Estado fica mais pobre.

RASPANDO O COFRE - A comparação para a transação veio com o BNDES, que está repassando ao governo Bolsonaro 100 bilhões de seus fundos. É um ‘nada’ para o banco federal. Mas 400 milhões é tudo o que a Afeam possui.

Siga-nos no

ASSUNTOS: Amazonas, bfasil, queimadas na amazonia

Raimundo de Holanda é jornalista de Manaus. Passou pelo "O Jornal", "Jornal do Commercio", "A Notícia", "O Estado do Amazonas" e outros veículos de comunicação do Amazonas. Foi correspondente substituto do "Jornal do Brasil" em meados dos anos 80. Tem formação superior em Gestão Pública. Atualmente escreve a coluna Bastidores no Portal que leva seu nome.