Compartilhe este texto

Poluição mata igarapés da bacia hidrográfica do Tarumã-Açu

Por Portal Do Holanda

01/04/2017 6h19 — em
Amazonas


Foto: Reprodução

Manaus/AM – Um estudo, realizado grupo de pesquisa Recursos Hídricos da Amazônia (Rhania), denuncia a flagrante contaminação e morte dos  igarapés Acará, Matrinxã, Sabiá e Bolívia situados na bacia hidrográfica do Tarumã-Açu, em Manaus. 

Conforme o estudo, o lixo doméstico e a ausência de saneamento básico são as maiores causas da poluição, vítima do desenvolvimento urbano desordenado após o advento da Zona Franca de Manaus no final dos anos 60. Cientistas do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (INPA) dizem que em 2005, quando o órgão começou o processo de monitoramento científico do Tarumã-Açu, as águas dos igarapés já estavam impróprias para o consumo e a vegetação da área totalmente comprometida.

Na opinião dos pesquisadores, os esgotos domésticos dos conjuntos habitacionais existentes na região dos igarapés agravam a situação. A situação piora com o chorume que atinge principalmente o igarapé do Matrinxã proveniente do Aterro Sanitário localizado na Estrada AM-010. 

Outro fator negativo é a extração irracional de brita e pedras em blocos, que também polui mortalmente os igarapés, segundo levantamento feito pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (Fapeam) na Bacia do Tarumã-Açu em 2012.


Siga-nos no
O Portal do Holanda foi fundado em 14 de novembro de 2005. Primeiramente com uma coluna, que levou o nome de seu fundador, o jornalista Raimundo de Holanda. Depois passou para Blog do Holanda e por último Portal do Holanda. Foi um dos primeiros sítios de internet no Estado do Amazonas. É auditado pelo IVC e ComScore.

ASSUNTOS: bacia, hidrográfica, poluiçao, Amazonas

+ Amazonas