Compartilhe este texto

Representante do Vaticano na França é investigado por assédio, diz jornal

Por Portal Do Holanda

15/02/2019 9h25 — em
Mundo


Foto: Remy Gabalda / AFP

O representante do Vaticano na França, o italiano Luigi Ventura, está sendo investigado sob suspeita de "agressão sexual", informou nesta sexta-feira (15) o jornal “Le Monde”. O núncio apostólico de 74 anos teria tocado várias vezes em um funcionário da prefeitura de Paris.

O incidente ocorreu no dia 17 de janeiro em uma tradicional cerimônia em que a prefeita de Paris, Anne Hidalgo, fazia seus votos para o ano de 2019 às autoridades diplomáticas e religiosas, na sede da administração local.

O funcionário de 26 anos da delegação-geral de Relações Internacionais (DGRI) afirmou que Luigi Ventura o tocou duas vezes: uma na entrada da prefeitura e outra dentro do elevador.

Fontes judiciais disseram ao jornal que a prefeitura comunicou o incidente ao procurador-geral francês, Rémy Heitz, em 23 de janeiro. Uma investigação foi aberta para analisar a conduta de Ventura, que ocupa a função de núncio em Paris desde 2009.

O artigo 40 do Código de Processo Penal francês prevê que "qualquer autoridade constituída, qualquer funcionário público ou empregado" que tomar conhecimento de um crime ou ofensa deve denunciá-lo à procuradoria.

Procurado pela Reuters, o Vaticano ainda não se manifestou.

Doutor em Letras Modernas e formado em Direito Cônego, Ventura entrou para o corpo diplomático do Vaticano em 1978 e foi núncio apostólico em Costa do Marfim, Burkina Faso e Níger, antes de ser enviado em 1999 ao Chile e depois para o Canadá, segundo a Efe. Em 2009, foi transferido pelo papa Bento XVI para Paris para substituir Fortunato Baldelli.

 


Siga-nos no
O Portal do Holanda foi fundado em 14 de novembro de 2005. Primeiramente com uma coluna, que levou o nome de seu fundador, o jornalista Raimundo de Holanda. Depois passou para Blog do Holanda e por último Portal do Holanda. Foi um dos primeiros sítios de internet no Estado do Amazonas. É auditado pelo IVC e ComScore.

ASSUNTOS: assédio, vaticano, Mundo

+ Mundo