Compartilhe este texto

Tapauá terá usina de castanha-do-brasil para produção de 80 toneladas por ano

Por Portal Do Holanda

20/05/2020 10h48 — em
Amazonas


Foto: Divulgação

Manaus/AM - Com apoio técnico da Secretaria de Estado de Produção Rural (Sepror) o município de Tapauá, no interior do Amazonas, está em fase de construção de uma usina da castanha-do-brasil, também conhecida como castanha-do-Pará. A  capacidade inicial de produção prevista é de até 80 toneladas de castanha desidratada no primeiro ano de atividade.

A Abufari Produtos Amazônicos conta com investimento privado de mais de R$ 1 milhão e deverá ser inaugurada no segundo semestre deste ano, na sede de Tapauá, gerando emprego e renda para trabalhadores locais e levando o crescimento econômico há muito esperado por aquela região do interior amazonense.

Na primeira quinzena de março, a Sepror e o Instituto de Desenvolvimento Agropecuário e Florestal Sustentável do Estado do Amazonas (Idam) estiveram durante dois dias nas fazendas Abufari e São Sebastião do Abufari, realizando cursos de Boas Práticas de Manejo da Castanha-do-Brasil para 81 castanheiros, divididos em duas turmas. São produtores beneficiários do Projeto Prioritário da Castanha-do-Brasil que estão integrados ao processo de fornecimento de matéria-prima para a usina que está em instalação no município. 

Sobre a Usina

A usina de castanha-do-brasil de Tapauá é administrada pelo empresário Leonardo Baldissera Santos, que decidiu criar a Abufari Produtos Amazônicos em 2019, com objetivo de investir no potencial do município, onde sua família possui terras há aproximadamente 20 anos.

Geração de emprego e valores

Leonardo Baldissera garante que a usina vai gerar aproximadamente 70 empregos diretos e indiretos, com funcionários trabalhando o ano inteiro. “Na sazonalidade de safra, época de beneficiamento, pretende-se aumentar este número, a depender da quantidade de matéria-prima que a for ofertada. Vale enfatizar que a castanha de Abufari é uma das maiores castanhas que existem no Amazonas”, enfatizou.


Siga-nos no
O Portal do Holanda foi fundado em 14 de novembro de 2005. Primeiramente com uma coluna, que levou o nome de seu fundador, o jornalista Raimundo de Holanda. Depois passou para Blog do Holanda e por último Portal do Holanda. Foi um dos primeiros sítios de internet no Estado do Amazonas. É auditado pelo IVC e ComScore.

ASSUNTOS: governo amazonas, Manaus, Sepror-AM, tapuá, usina castanha do brasil, usina castanha do pará, Amazonas

+ Amazonas