Compartilhe este texto

Ministério Público investiga mortes de grávidas em maternidades de Manaus

Por Portal Do Holanda

01/08/2020 14h05 — em
Amazonas


Foto: Divulgação

Manaus/AM - As maternidades públicas de Manaus se tornaram alvo de investigação do Ministério Público do Amazonas (MP-AM) aberta para apurar causas das mortes de grávidas que aumentaram nas unidades. O órgão ministerial também vai avaliar as medidas de prevenção e contenção desses casos.

O inquérito foi aberto pela 58ª Promotoria de Justiça de Defesa dos Direitos Humanos à Saúde Pública e considerou o resultado das reuniões da promotoria com o Comitê Estadual de Prevenção do Óbito Materno, Infantil e Fetal que relatou a ocorrência de mulheres grávidas nas maternidades públicas de Manaus, apresentando quadros de pré-eclampsia, eclampsia, hemorragias graves entre outros problemas e vindo a falecer.

A promotoria considera que as causas desses óbitos são multifatoriais e que, em muitos casos, podem ser evitadas com trabalho de prevenção que impeça a evolução para um quadro clínico mais grave. O Ministério Público também ressalta que a falta de dados exatos sobre as causas dos óbitos maternos impede o conhecimento da real dimensão dessa problemática na saúde pública tanto do estado quanto do poder municipal. A 58ª Promotoria da área de Saúde tem como titular a promotora de Justiça Silvana Nobre Cabral.

A portaria de instauração do inquérito está publicada na edição do Diário Oficial Eletrônico do Ministério Público (DOMP) desta quinta-feira (30), páginas 12 e 13, PORTARIA Nº 0020/2020/58P.


Siga-nos no
O Portal do Holanda foi fundado em 14 de novembro de 2005. Primeiramente com uma coluna, que levou o nome de seu fundador, o jornalista Raimundo de Holanda. Depois passou para Blog do Holanda e por último Portal do Holanda. Foi um dos primeiros sítios de internet no Estado do Amazonas. É auditado pelo IVC e ComScore.

ASSUNTOS: governo amazonas, Manaus, maternidades manaus, mortes gravidas manaus, mortes maternidades manaus, mp-am, Susam, Amazonas

+ Amazonas