Compartilhe este texto

Defensoria inspeciona escolas e avalia como positiva volta às aulas em Manaus

Por Portal Do Holanda

10/08/2020 15h32 — em
Amazonas


Foto: Clóvis Miranda / DPE-AM

Manaus/AM - O retorno das aulas presenciais nas escolas da rede pública de Manaus, nesta segunda-feira (10), foi alvo de fiscalização da Defensoria Pública do Estado (DPE-AM). Voltaram às aulas cerca de 100 mil alunos do ensino médio e da educação de jovens e adultos. A defensoria inspecionou algumas escolas para verificar os protocolos de segurança sanitária contra a contaminação pelo novo coronavírus e a primeira avaliação foi positiva. 

A fiscalização seguirá nas próximas semanas, para acompanhamento também das escolas de ensino fundamental, onde o retorno das atividades presenciais está previsto para o dia 24 de agosto. Nesta segunda-feira, foram fiscalizadas a Escola Estadual Sant’Ana, 6º Colégio Militar da Polícia Militar e o Centro Educacional de Tempo Integral (Ceti) João dos Santos Braga.

Neste primeiro dia de fiscalização, os defensores avaliaram como positivo o que encontraram nas escolas, como o cumprimento das normas de distanciamento em áreas coletivas e nas salas, distribuição de máscaras a alunos e servidores, acesso a material informativo sobre a importância da higienização das mãos e do uso obrigatório de máscaras, além da disponibilidade de produtos essenciais de higiene, como água e sabão e álcool em gel.

“Nesse momento de retorno às aulas, o que a Defensoria está fazendo é verificar se o protocolo de segurança contra esta pandemia está sendo seguido. E o que estamos observando é que as escolas estão seguindo o padrão. As crianças estão protegidas dentro daquilo que está preconizado pela Seduc (Secretaria de Estado da Educação)”, disse o defensor da 1ª Defensoria da Infância e Juventude Cível, Mário Wu, lembrando que é dever constitucional da Defensoria assegurar à criança e ao adolescente dignidade e uma educação com qualidade.

O subdefensor-geral, Thiago Rosas, ressalta que a Defensoria têm a obrigação legal de acompanhar os vulneráveis e que, em tempos de pandemia, as crianças estão ainda mais vulnerabilizadas. “As crianças são um grupo de vulneráveis, porque podem adoecer e também podem ser possíveis agentes de contaminação de seus familiares. Então, vindo até aqui, nós acompanhamos as cautelas, as prevenções da Seduc, do Governo do Estado, com relação à Covid-19”, disse. “Gostamos do que vimos nas escolas onde passamos e vamos continuar acompanhando, nesta semana, na próxima semana e também no mês seguinte. Estaremos juntos nesse caminho de retorno”, afirmou.

O defensor Clóvis Barreto lembra que, no retorno às aulas das escolas de ensino fundamental, há um público que requer um cuidado maior, que são as crianças mais jovens. “Aqui estamos tratando com adolescentes, lá [escolas de ensino fundamental], estaremos com um grande número de crianças e que certamente reclamarão uma atenção ainda mais apurada no poder público, do Estado, através da Seduc. Nas escolas que visitamos hoje, verificamos o protocolo estabelecido pelas autoridades sanitárias”, concluiu.

De acordo com o subdefensor-geral Thiago Rosas, a Defensoria seguirá visitando escolas públicas, nos próximos dias, sem aviso prévio, como forma de avaliar se o protocolo de saúde e as normas de segurança estão sendo cumpridas pelo poder público. “Se acharmos alguma inconformidade, vamos tomar providências administrativas e judiciais, se forem necessárias”, sustentou Rosas.


Siga-nos no
O Portal do Holanda foi fundado em 14 de novembro de 2005. Primeiramente com uma coluna, que levou o nome de seu fundador, o jornalista Raimundo de Holanda. Depois passou para Blog do Holanda e por último Portal do Holanda. Foi um dos primeiros sítios de internet no Estado do Amazonas. É auditado pelo IVC e ComScore.

ASSUNTOS: coronavírus Manaus, covid-19 manaus, DPE-AM, governo amazonas, retorno aulas manaus, seduc-am, volta aulas Manaus, Amazonas

+ Amazonas