Compartilhe este texto

Com sinalização bilíngue, Parque do Mindu vai ser entregue na quinta-feira

Por Portal Do Holanda

02/06/2014 10h44 — em
Amazonas



O Parque Municipal do Mindu, unidade de conservação gerida Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semmas), será entregue à população revitalizado e com a sinalização renovada, nesta quinta-feira, 5 de junho, Dia Mundial do Meio Ambiente. A data é simbólica e foi escolhida como ponto alto da programação da Semana do Meio Ambiente 2014, elaborada pela Semmas, pela importância ambiental do parque. Ali as estruturas físicas foram readequadas e passaram por processo de recomposição do paisagismo interno, revelando a beleza das trilhas que são destaques na unidade.

Com pouco mais de 40 hectares, o Parque do Mindu integra o Corredor Ecológico Urbano do Igarapé do Mindu, tendo uma importância fundamental na conectividade entre fragmentos florestais urbanos vivos. Eleito pelo prefeito Artur Virgilio Neto, como um dos Parques da Copa, o Mindu recebeu uma atenção especial nesse processo de revitalização, financiado unicamente com recursos do Fundo Municipal de Desenvolvimento e Meio Ambiente (FMDMA) e compensações ambientais provenientes de licenças ambientais e Termos de Ajustamento de Conduta Ambiental.

O Parque do Mindu recebeu obras de infraestrutura, pintura de estruturas físicas (auditório, biblioteca, anfiteatro, chapéu de palha, orquidário, passeios públicos), drenagem, instalações elétricas e hidráulicas, nova sinalização (mais de 220 placas em português/inglês) e revitalização de pontes e trilhas. “O nosso objetivo foi promover o resgate dessa Unidade de Conservação tão importante e que há mais de cinco anos não recebia ações de manutenção, que fizessem com que população e visitantes adotassem um novo olhar sobre ela, e o momento da Copa do Mundo não poderia ser mais propício a isso”, avalia a secretária municipal de Meio Ambiente e Sustentabilidade, Kátia Schweickardt.

Segundo ela, essa preocupação de promover o resgate e a reaproximação do parque com a cidade tem sido uma marca da atual gestão, com a realização de projetos culturais, eventos educativos e de pesquisa, envolvendo principalmente as escolas e comunidades do entorno.

Para isso, era necessário que o parque estivesse com as suas estruturas adequadas. Anfiteatro, auditório, Chapéu de Palha, cercas externas estruturadas e pintadas, guarita, orquidário, trilhas, pontes suspensas, tudo foi preparado para melhor receber o visitante. De acordo com a secretária Kátia Schweickardt, além das informações sobre as espécimes da fauna e flora amazônicas, o visitante poderá também apreciar apresentações artísticas e culturais, exposições, durante todo o ano.

Na reinauguração, será aberta a mostra Expo Sauim-de-Coleira, Um Cidadão Amazonense em Perigo, que retrata a espécie endêmica Saguinus bicolor, criticamente ameaçada de extinção e que tem no Parque do Mindu um dos seus principais abrigos. A mostra ficará em cartaz durante um mês no parque e terá um caráter itinerante, percorrendo todas as unidades de conservação municipais, além de escolas e universidades. Também no dia 5, haverá apresentações do grupo de teatro Faz de Conta, do Centro Municipal de Arte e Educação Nelson Neto (às 10h30), na Praça da Paz, e do grupo do curso de Artes Cênicas da Universidade do Estado do Amazonas (UEA), às 14h30, no Anfiteatro.

Foto: Divulgação/Semmas


Siga-nos no
O Portal do Holanda foi fundado em 14 de novembro de 2005. Primeiramente com uma coluna, que levou o nome de seu fundador, o jornalista Raimundo de Holanda. Depois passou para Blog do Holanda e por último Portal do Holanda. Foi um dos primeiros sítios de internet no Estado do Amazonas. É auditado pelo IVC e ComScore.

ASSUNTOS: bilingue, copa, mindu, parque, parque 10 de novembro, revitalização, Manaus, Amazonas

+ Amazonas